Navegando por Autor "Priscila Ferreira Perazzo"
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Item A EXPANSÃO HOTELEIRA NA CIDADE DE SANTO ANDRÉMaria de Lourdes Peixoto Xavier; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Luis Paulo Bresciani; Priscila Ferreira Perazzo; Ricardo Ricci UvinhaPara enfrentar os desafios da desocupação de espaços esvaziados pela evasão de algumas empresas, a cidade de Santo André optou por um projeto ousado de reurbanização, o Projeto Eixo Tamanduatehy. Sob esta perspectiva de reurbanização de espaços, surgiram novas oportunidades de investimentos e dentre elas a expansão do setor hoteleiro, iniciado a partir dos anos 2000. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que possibilitaram esta expansão. As articulações do poder público e da iniciativa privada que influenciaram na tomada de decisão. Concluiu-se que as estratégias adotadas por uma liderança visionária na cidade de Santo André, resultaram em quatro novos empreendimentos hoteleiros e aumentaram a perspectiva de crescimento do turismo de negócios na região.Item AS CIDADES DO ABC PELAS NARRATIVAS TRANSMÍDIA: QUESTÕES DE PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO.(2022-06-23) FRANCELI GUARALDO; Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Prof. Dr. João Batista Cardoso; Profa. Dra. Lúcia Santa CruzO patrimônio cultural é uma temática contemporânea relevante e deve ser repensado de modo mais inclusivo, para dar visibilidade a novas narrativas evidenciadas pelas memórias dos habitantes das cidades do ABC e assumir formas narrativas contemporâneas para valorizar a comunicação de interesse público do patrimônio com sua própria comunidade local. Esse trabalho procura apontar as possibilidades da comunicação transmídia na disseminação do patrimônio cultural da cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tornando esse patrimônio em memória de interesse público desses moradores e da região do Grande ABC. Desse modo, esta pesquisa parte da pergunta: como utilizar as narrativas transmídia para difundir o patrimônio cultural do ABC formulado nas representações encontradas nas narrativas orais e fotográficas de moradores das cidades da região do ABC, particularmente as relacionadas à cidade de São Bernardo do Campo, sobre os espaços urbanos, a arquitetura e o design dessas cidades, tornando-as uma memória de interesse público? Tem como objetivos: apontar as possibilidades da comunicação transmídia na disseminação do patrimônio cultural do ABC, formulado nas representações encontradas nas narrativas orais e fotográficas de moradores das cidades da região, notadamente São Bernardo Campo, sobre os espaços urbanos e a arquitetura dessas cidades, tornando esse patrimônio em memória de interesse público desses moradores. Apresenta os conceitos de comunicação, cultura e identidade na perspectiva dos Estudos Culturais, vinculados à práticas simbólicas sociais do cotidiano, que articulam processos identitários e “identificações”, a partir de representações sociais ou memórias compartilhadas. Envolve a inter-relação entre comunicação, memória e cidade, e tem como base a memória social, de caráter polissêmico, estudada a partir da pluralidade de discursos, que se constitui como cultural e comunicativa. Em ambientes digitais, envolve a memória viva, vivenciada e narrada ao mesmo tempo, como uma rede modelada pela coletividade, em contínua construção. A pesquisa qualitativa, de delineamento documental, consistiu na coleta e seleção de narrativas em áudio, vídeo e fotográficas, obtidas junto ao Sistema HiperMemo da USCS, ao Centro de Memória de São Bernardo do Campo e no perfil Fotos Antigas de São Bernardo do Campo, do Facebook. Os registros foram analisados a partir dos critérios de descrição e interpretação de fontes fotográficas (KOSSOY, 2016) e pelas categorias que compõem a imagem da cidade (LYNCH, 1997). Como resultado, percebeu-se que a imagem da cidade de São Bernardo do Campo está associada a memórias da sua área central, particularmente à rua Marechal Deodoro, antigo Caminho do Mar, que articula a maior parte das referências do imaginário coletivo que envolvem o sagrado/religioso (Igrejas Matriz, Capela da Boa Viagem e Capela Santa Filomena), o artístico-cultural (cinemas, teatro, Estudio Vera Cruz), e o industrial (fábricas de móveis). A Rua Marechal Deodoro é um importante lugar de memória, constituído por uma multiplicidade de sentidos e por uma rede de memórias que estruturam a identidade local. Esses resultados possibilitaram o desenvolvimento do produto transmídia Caçadores de Histórias do ABC, que busca atingir um público amplo, de jovens a adultos, com idade, nível sócioeconômico e ocupação profissional diversificados, e consiste num website, que contém a narrativa principal, e duas redes sociais: Instagram e Tik Tok. O website contém a narrativa principal, que envolve a área urbana central, principalmente a Rua Marechal Deodoro e imediações e seus personagens. As redes sociais possuem desdobramentos da narrativa principal, possibilitando a interação, o acesso, a participação ativa de diferentes usuários/interatores na criação, publicação e compartilhamento de conteúdos relacionados à memória da cidade. Os resultados obtidos neste trabalho, tanto teóricos como aplicados ao desenvolvimento de um produto de comunicação, sugerem vários desdobramentos e validam o emprego das narrativas orais e relatos por meio de fotografias como método e fonte inovadores para estudos de comunicação de interesse público para a valorização do patrimônio, da memória e da cultura das cidades do ABC.Item AS OPERÁRIAS DO ABC REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, RELAÇÕES DE GÊNERO E PARTICIPAÇÃO SINDICAL FEMININA NOS ANOS 1990(2005-07-11) Ivete Garcia; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Luis Paulo Bresciani; Priscila Ferreira Perazzo; Ângela Maria Carneiro de AraújoO estudo apresenta as características da participação política das mulheres no movimento sindical e investiga sua participação nas instâncias de organização e direção com foco em três categorias do ramo profissional: Metalúrgico, químico e de vestuário. A escolha da Região do Grande ABC como cenário da pesquisa se justifica pelo seu peso econômico e político - berço do "novo sindicalismo" e de movimentos sociais que contribuíram no processo de redemocratização do País. Procuramos identificar as possibilidades e os limites do debate das relações de gênero e sua articulação com as propostas do movimento de mulheres e com o feminismo no interior dos sindicatos. Pesquisamos também as cláusulas dos acordos coletivos, as reivindicações das trabalhadoras e as estratégias de ampliação da participação feminina no movimento sindical. O pano de fundo desta pesquisa são as transformações no mundo do trabalho mediante a reestruturação e as mudanças nos processos de trabalho e suas consequências para o trabalho feminino. Partindo de bases teóricas, dados estatísticos e documentais e de um diálogo com as experiências de lideranças sindicais que vivenciaram esse processo, a pesquisa enfoca, portanto, a inter-relação entre os novos modelos produtivos e as relações de gênero na conquista de novos direitos no mundo do trabalho.Item CARTOGRAFIA LITERÁRIA DO GRANDE ABC PAULISTA: CONEXÕES ENTRE LITERATURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE REGIONAL(2024-10-24) ALLAN REGIS DOS SANTOS; Prof. Dr. Liráucio Girardi Júnior; Liráucio Girardi Júnior; Priscila Ferreira Perazzo; Alan César Belo AngeluciA literatura do Grande ABC Paulista, rica em narrativas que refletem a complexidade de sua realidade social, cultural e histórica, enfrenta desafios significativos em sua valorização e difusão. Apesar de ser um "corpo vivo" de experiências e memórias, essa produção literária necessita de uma abordagem inovadora, significativa, mais abrangente, interdisciplinar, que a integre às tecnologias e, sobretudo, a outras áreas do conhecimento como História e Geografia, por exemplo. Com este intento é que surgiu esta pesquisa, cujo intuito é investigar a criação de uma cartografia literária do Grande ABC Paulista, uma região rica em produção literária e histórica. O objetivo central é digitalizar essa produção e integrá-la em uma plataforma digital interativa, utilizando representações cartográficas, fotografias e legendas para valorizar espacialidades e enriquecer a compreensão da memória, identidade e pertencimento local. A metodologia é exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa que envolve a seleção e análise de trechos significativos de obras literárias sobre o Grande ABC Paulista e sua relação com o espaço urbano. Utilizando a plataforma digital StoryMap JS., foram criados mapas interativos, infográficos e imagens que ilustram os cenários descritos nas obras. O StoryMap JS. combina mapas com textos, imagens e vídeos, facilitando a criação de itens colaborativos. O referencial teórico abrange autores como Bakhtin (1981), Cândido (2006), Cresswell (2015), Halbwachs (1992), Kosel (2013), Ljungberg (2005), Marandola jr.; Oliveira (2009), Pollack (1992), Ribeiro (1990), Ribeiro (2015), Seeman (2012), Souza (2021), Veras (2016), Almeida (2011) entre outros, que discutem a interseção entre literatura, geografia, história e memória. A conclusão destaca a eficácia da cartografia literária como ferramenta para valorizar a literatura regional e preservar a memória cultural. A pesquisa está alinhada com a linha "Inovação na Gestão e Produção da Comunicação de Interesse Público" e com o ODS 4, promovendo uma educação inclusiva e valorizando a cultura regional. A proposta de intervenção visa a criação de uma cartografia literária interativa que pode ser utilizada para além do mestrado, podendo constantemente ser editada e ampliada, pois oferece muitas possibilidades. Este mapa interativo representa referências e cenários das obras literárias sobre o Grande ABC Paulista, facilitando a interação entre autores literários, professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, leitores, a cidade e a memória da região. Este mapa é produzido a partir dos elementos situacionais e espaciais encontrados nas seguintes obras pesquisadas: 1) Joana d ́Art; 2) Tecendo o Amanhã; 3) Estranhos Noturnos; 4) Pixote - A lei do mais forte, 5) Pixote nunca mais; 6) As Artes do Ofício - Um olhar sobre o ABC; 7) Argamassa; 8) CTPS; 9) ABC Cotidiano- Cotidiário; 10) No ABC Dos Peões; 11) Cidade de Pedra e Argila; 12) Praça 22 de Novembro; 13) Vitrines da Cidade; 14) Memórias Andreenses e Ovalares; 15) Bernô City – Jd. Silvina e 16) Traçados Poéticos de Santo André. Ritos de Passagem.Item DESENVOLVIMENTO E IDENTIDADE INDUSTRIAL: A FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DE SANTO ANDRÉ (1950-1960)(2006-11-28) Lincoln Nogueira Marcellos; Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Priscila Ferreira Perazzo; Roberto Elísio dos Santos; Marly RoiguesA proposta desta pesquisa é apresentar um estudo histórico que dimensione a questão da identidade industrial do ABC na criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André, no período de 1950-1960, considerando a identidade como fator que, ao lado das questões econômicas e de política nacional, pode ter contribuído para o desenvolvimento da região em sua relação com a administração de empresas. Nesse sentido, este trabalho pretende abordar, por intermédio da pesquisa exploratória com delineamento documental, a relação entre a criação da Faculdade, o poder público local e o desenvolvimento regional; e as representações da Identidade Industrial no momento da criação desta Escola de Administração. Inserido no bojo das investigações acerca do processo de desenvolvimento da região do ABC, esse estudo volta-se para algumas reflexões sobre a utilização da identidade enquanto possibilidade de integração regional para o desenvolvimento.Item HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NA E COM A NATUREZA(2024-12-12) MIRIANE DE AMORIM ARAUJO; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Ligia de Carvalho Abões VercelliEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com sete professoras de uma creche conveniada com a Prefeitura do município de Santo André. O objetivo da pesquisa foi compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). Partimos do princípio de que só é possível amar aquilo que realmente conhecemos, o que evidencia a importância de a nova geração ter maior proximidade com a natureza para aprender a amá-la e valorizá-la. Assim, torna-se urgente a qualificação dos(as) profissionais da educação de modo a sensibilizá-los(as). Os resultados indicam que o método autobiográfico configura-se como um recurso eficaz para repensar a formação docente, ressaltando que essa formação é um processo contínuo ao longo da vida. Essa abordagem envolve estratégias que incentivam os sujeitos a refletirem sobre a importância da natureza em suas histórias de vida e na construção de suas identidades, promovendo um relacionamento profundo com o mundo ao seu redor. Os dados revelam ainda que a creche, ao defender o “quintal brincante”, pode proporcionar às crianças maior proximidade com a natureza, fazendo com que se sintam parte dela. Com base nos resultados obtidos, será elaborado, como produto educacional, um Caderno de Narrativas, com o intuito de contribuir com a formação continuada dos(as) profissionais da educação, em especial, daqueles(as) responsáveis pela formação docente, valorizando as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional. Concluímos que a formação, por meio do método autobiográfico, permite retomar percursos formativos, estabelecendo um diálogo profícuo com a realidade social e, consequentemente, com as práticas pedagógicas, construindo um saber e fazer docente que defenda o desemparedamento da infância desde a creche.Item NEGRITUDE MEDIADA: A COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO NA CONSTRUÇÃO DO GUIA DIGITAL DO EMPODERAMENTO NEGRO PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOSThainá Rocha da Silva; Priscila Ferreira PerazzoPesquisa sobre conteúdos digitais e público jovem negro universitário e as mediações ocorridas em mídias sociais, com referencial teórico baseado em Estudos Culturais, Cidadania, Negritude e Midiatização, no âmbito da comunicação de interesse público. A pesquisa parte da pergunta: como as práticas midiatizadas digitais possibilitam a construção da identidade social e o exercício da cidadania em jovens universitários negros? E tem como objetivo principal descrever de que modo as práticas midiatizadas digitais possibilitam a construção da identidade social e as noções de cidadania em jovens universitários negros. De abordagem qualitativa, do tipo exploratória, delineamento narrativo, debruça-se a contemplar e investigar seus objetivos pela aplicação de oficinas de trabalho com oito jovens negros universitários da região da Baixada Santista, cujo resultado das análises será aplicado em um Guia Digital do Empoderamento Negro, a ser disponibilizado para a sociedade em geral, em formato de e-book multimídia.Item O LEGISLATIVO LOCAL E A PERSPECTIVA DE GÊNERO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO GRANDE ABC(2007-09-29) Maria Cristina Pache Pechtoll; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Antonio Carlos Gil; Heleieth Iara Bongiovani Saffioti; Priscila Ferreira PerazzoA promoção da igualdade entre homens e mulheres é imprescindível para uma sociedade mais justa e democrática, razão por que vêm sendo desenvolvidas políticas públicas com esse fim. A pesquisa científica pode ser utilizada como instrumento para a realização de diagnósticos a partir dos quais são concebidas essas políticas, no âmbito da gestão pública e também no âmbito dos movimentos de mulheres e organizações feministas. Faz parte do processo de elaboração de políticas públicas o Legislativo Local, responsável pela proposição e aprovação da legislação e pela fiscalização das ações do Executivo. É nesse sentido que esta pesquisa visa verificar a importância atribuída pelos(as) vereadores(as) da Região do Grande ABC à perspectiva de gênero na formulação de políticas públicas. Mais especificamente, verificar suas opiniões, crenças e atitudes quanto à promoção da igualdade entre homens e mulheres no âmbito das políticas públicas. Esta pesquisa pode ser definida como um survey analítico, pois tem como escopo não apenas descrever características de uma população, mas também verificar a existência de relação entre variáveis. Para isso, aplicou-se formulário com perguntas fechadas a 98 vereadores(as), sete dos quais foram submetidos a entrevista parcialmente estruturada. Verificou-se que o tema causa estranheza e resistência entre os/as vereadores(as) e a falta de informação e de elementos podem ser entrave para legislarem sobre o assunto e acompanhar e fiscalizar as ações do executivo nessa área. As informações levantadas por esta pesquisa podem ser úteis tanto para os movimentos de mulheres e organizações feministas, quanto para os/as gestores(as) públicos(as), no sentido de traçar nova estratégia de sensibilização dos detentores do poder no âmbito do legislativo local.Item PERFIL DEMOGRÁFICO INTRA-URBANO DE SÃO CAETANO DO SUL: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO(2005-03-18) Maria Aparecida de Carvalho; Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Priscila Ferreira Perazzo; Silvio Augusto Minciotti; Dirce Harue Ueno KogaEste estudo surge da necessidade de demonstrar que as análises tradicionais com base nos resultados gerais dos municípios tornam artificialmente invisíveis as desigualdades e disparidades socioeconômicas existentes no interior dos municípios. Nesse sentido, esta pesquisa procura aprofundar o conhecimento da realidade das Áreas de Ponderação de São Caetano do Sul e trazer à tona a diversidade, também presente no município com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Brasil. Não se pretende formular soluções ou propostas, senão fornecer subsídios e informações socioeconômicas como ferramenta para a elaboração e gestão de políticas públicas municipais.Item POR UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA: A CRECHE E O DIREITO À CIDADE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(2024-10-16) DAISY DIAS CUNHA; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Priscila Ferreira Perazzo; Daniela FincoA infância é uma fase crucial e fascinante da vida, caracterizada por descobertas e aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento humano. No entanto, a garantia do direito à cidade aos bebês e crianças pequenas continua sendo um desafio significativo. Isso se deve, em parte, a uma concepção equivocada e adultocêntrica que vê os bebês e crianças como sujeitos desprovidos de direitos e singularidades, impedindo o reconhecimento dessa etapa como um momento único e essencial. A presente pesquisa aborda o direito das crianças pequenas e dos bebês à cidade, com ênfase no papel das creches como espaços de transformação social. O objetivo geral foi compreender como os(as) docentes de um Centro de Educação Infantil (CEI), no município de São Paulo, por meio de suas práticas pedagógicas, contribuem para assegurar tal direito. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar ações dos(as) professores(as) que promovem o direito à cidade para bebês e crianças; analisar o reconhecimento desse direito nos documentos curriculares da Cidade de São Paulo; e, como produto educacional, elaborar um caderno de apoio pedagógico em formato de livro eletrônico (e-book) interativo. O referencial teórico baseou-se nas discussões sobre o direito à cidade de Henry Lefebvre e, com relação ao direito à infância, partiu-se das contribuições de autores(as) como Manuel Jacinto Sarmento, Francesco Tonucci, Paulo Freire, Márcia Aparecida Gobbi, Marta Regina Paulo da Silva e Fúlvia Rosemberg, entre outros(as) estudiosos(as) do tema. A metodologia adotada foi qualitativa, incluindo análise documental dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e o Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil, além da realização de um grupo focal com professores(as) do CEI. A pesquisa permitiu aprofundar as reflexões sobre o papel da cidade na vida dos bebês e crianças pequenas, destacando a importância de criar e manter espaços onde esses indivíduos possam se expressar livremente dos quais possam participar ativamente. Os(as) docentes entendem suas práticas pedagógicas como meios de promover o direito à cidade, facilitando interações significativas que reconhecem e valorizam as contribuições das crianças para o ambiente urbano. Contudo, destacaram vários desafios de ordem estrutural e cultural que dificultam esse trabalho. Os resultados indicaram a urgência de políticas públicas mais inclusivas, que considerem a voz e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, especialmente no planejamento urbano. Como produto educacional, sugere-se a produção de um e-book destinado a educadores(as), no intuito de fomentar a compreensão e o aprofundamento acerca do direito à cidade e da participação de bebês e crianças pequenas no processo de democratização dos espaços urbanos, bem como de enfatizar seu reconhecimento como sujeitos de direitos.