Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Mestrado em Comunicação >
Dissertações - Mestrado em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/990

Título: A apropriação do WhatsApp como recurso inovador no curso de formação de professores
Autores: PISA, SIMONE HYPOLITO
GOULART, Elias Estevão (orientador)
Palavras-chave: Comunicação
Inovação
Tecnologias Digitais
Mídias Sociais
WhatsApp
Formação de professores
Data de Emissão: 20-Abr-2017
Resumo: A presença das tecnologias digitais móveis no ambiente escolar é uma realidade mundial. Aproveitar seu potencial no processo educativo é uma discussão atual, como recurso incentivador de aprendizado, de interação social e de inovação no processo comunicacional entre professores e alunos. Essa pesquisa objetiva oferecer subsídios que possam contribuir para inovação do processo de ensino e aprendizagem, unindo a educação com as tecnologias da informação e da comunicação. O trabalho traz, como principais contribuições científicas, o estudo sobre uma iniciativa de utilização do aplicativo WhatsApp em atividades pedagógicas e os resultados de uma pesquisa-ação sobre o seu uso com alunas do curso de formação de professores. A pesquisa aponta que o uso do WhatsApp, se bem estruturado, pode promover maior engajamento e colaboração dos discentes no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais significativo e com possibilidades de estendê-lo para além do espaço físico da sala de aula.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Mestre em Comunicação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/990
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_SIMONE HYPOLITO PISA.pdf1,4 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco