Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Artigos - Pós-graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/987

Título: A transferência de informação para o desenvolvimento da pesca artesanal na Amazônia
Título Alternativo: The transfer of information for the development of small-scale fishing in the Amazon
La transferencia de información para el desarrollo de la pesca en pequeña escala en el Amazonas
Autores: SOUZA, Paulo Augusto Ramalho
ROMEIRO, Maria do Carmo
AMADOR, César Augusto
OLIVEIRA, Suellen Moreira
ZAMBRA, Elisandra Marisa
Palavras-chave: Amazonia
Arranjo Produtivo Local
Pesca Artesanal
Transferência de Informação
Data de Emissão: Jan-2015
Fonte: SOUZA, Paulo Augusto Ramalho et al. A transferência de informação para o desenvolvimento da pesca artesanal na Amazônia. Interciencia, v. 40, n. 1, p. 44-49, jan. 2015.
Resumo: A preocupação com a questão do desenvolvimento relacionada com a transferência de informação deixou de ser exclusivamente uma abordagem no macroambiente e passou também a uma abordagem de âmbito local, o que inseriu pequenas cidades, vilas, comunidades e similares no foco de pesquisas cientificas. O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância da transferência da informação para o desenvolvimento da pesca artesanal na comunidade de Vila Amazônia. A metodologia utilizada foi qualitativa exploratória. Como elemento técnico utilizou-se inicialmente uma observação dos elementos e das principais dificuldades apresentadas pelos agentes locais, a fim de se identificar preliminarmente os fatores geradores de entraves para a implantação de um arranjo produtivo local (APL) voltado a pesca artesanal. Em seguida passou-se a trabalhar entrevistas com os agentes envolvidos, sendo estas direcionadas a 20 pescadores, seis comerciantes de apetrechos de pesca, quatro comerciantes de gelo triturado e quatro comerciantes de pescado. Entre as evidências, se reconhece a importância de uma transformação positiva na forma de transmissão de conhecimentos que se desencadeara a partir do novo tipo de relação produtiva entre os agentes envolvidos. O empenho dos agentes está atrelado aos objetivos coletivos, sugere novos rumos para a pesca artesanal na comunidade de Vila Amazônia, visto que espaço e potencial para crescimento parecem presentes nessa área faltando, no entanto, meios de organização por parte de instituições educacionais, órgãos públicos e agentes envolvidos no sistema produtivo.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/987
ISSN: 0378-1844
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
out.pdf469,17 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco