Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Mestrado em Comunicação >
Dissertações - Mestrado em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/986

Título: Voluntariado do Canal NET Cidade do ABCDM: um programa inovador a serviço da comunidade
Autores: RODRIGUES, Carlos Alberto Kerr
PERAZZO, Priscila Ferreira
Palavras-chave: Canal NET Cidade
Voluntariado
TV local
Comunicação comunitária
Comunidade
Inovação
ABCDM
Data de Emissão: 20-Abr-2017
Resumo: Esta dissertação discute a relevância do Programa Voluntariado desenvolvido pelo Canal NET Cidade em modificar o papel do receptor no processo de comunicação em uma TV local. Esse estudo busca apresentar, de modo dedutivo e por abordagem exploratória, o início da televisão por assinatura no país; a contextualização do NET Cidade como emissora de televisão; os papéis comunicativos exercidos pelo Programa Voluntariado; seu funcionamento e suas características; a TV local como uma perspectiva voltada para a comunidade; os conceitos do voluntariado empresarial; a contextualização das comunidades locais ou regionais; o voluntário enquanto emissor e receptor; e a contextualização da comunicação comunitária. A pesquisa documental partiu de registros sobre o modelo de funcionamento da emissora, desde o início até o encerramento das atividades, caracterizado por depender da participação voluntária para atender e sustentar às suas demandas da programação televisiva. Foram realizadas entrevistas com oito voluntários e dois gestores participantes do Programa sobre as quais se analisou o conteúdo. Chegou-se à conclusão de que esse modelo de emissora de televisão apresenta características próprias e inovadoras. Além disso, contou com a participação de diferentes perfis de voluntários no processo comunicacional desde a elaboração de pautas, produção e transmissão dos programas e respeitou-se a disponibilidade, aptidão e interesse de cada voluntário em participar dos treinamentos e desenvolvimento de cada produção.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Mestre em Comunicação. Área de concentração: Comunicação e Inovação. Linha de pesquisa: Processos Comunicacionais: inovação e comunidades.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/986
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_CARLOS ALBERTO KERR RODRIGUES.pdf2,42 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco