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Título: Influência da titulação docente no desempenho de cursos de administração
Título Alternativo: Influence of professor degree in the performance of business administration courses
Autores: MORAIS, Diogo Martins Gonçalves
ROMEIRO, Maria do Carmo
GASPAR, Marcos Antonio
COSTA, Luiz Vieira da
Palavras-chave: Avaliação do ensino superior
Políticas públicas
Sinaes
Professor universitário
Titulação
Curso de administração
Desempenho
Data de Emissão: Jan-2015
Fonte: MORAIS, Diogo Martins Gonçalves; ROMEIRO, Maria do Carmo; GASPAR, Marcos Antonio; COSTA, Luiz Vieira da. Influência da titulação docente no desempenho de cursos de administração. Revista da Faculdade de Administração e Economia - ReFAE, v. 7, n. 1, p. 101-119, jan. 2015.
Resumo: O estudo tem o objetivo de avaliar a influência da oferta da mão de obra técnico-científica (professores com mestrado e doutorado) no desempenho dos cursos de bacharelado em Administração avaliados pelo SINAES. O estudo envolveu os 1.704 cursos de bacharelado em Administração avaliados no ano de 2012. Por meio de um simulador desenvolvido pelos autores para o cômputo do CPC (conceito preliminar) do curso, que considerou os mesmos critérios utilizados pelo INEP, foi realizada uma simulação, que atribuiu para os cursos com baixa proporção de professores com titulação de mestrado e doutorado um mínimo de 30% para mestrado e 11% para doutorado, retirando, dessa maneira, a suposta barreira gerada pela ausência de professores titulados em alguns estados brasileiros. O parâmetro utilizado se baseou no mínimo exigido pelos indicadores de qualidade do instrumento de avaliação in loco do SINAES. Conclui-se que a ausência de mão de obra técnico-científica nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina influencia de maneira significativa o baixo desempenho dos cursos avaliados pelo SINAES, o que não se verificou com tanta intensidade nos demais estados.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/984
ISSN: 2176-9583
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