Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Artigos - Pós-graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/981

Título: Capital social organizacional e a produção científica no Brasil na área de administração de 2003 a 2013
Título Alternativo: Social capital and organizational scientific production in Brazil in the area of administration 2003 to 2013
Autores: SOUZA, Paulo Augusto Ramalho de
ROMEIRO, Maria do Carmo
ZAMBRA, Elisandra Marisa
Palavras-chave: Capital social
Capital social organizacional
Ambiente organizacional
Produções científicas
Brasil
Administração
Data de Emissão: Dez-2014
Fonte: SOUZA, Paulo Augusto Ramalho de; ROMEIRO, Maria do Carmo; ZAMBRA, Elisandra Marisa. Capital social organizacional e a produção científica no Brasil na área de administração de 2003 a 2013. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, v. 10, n. 2, p. 169-180, dez. 2014.
Resumo: A teoria relacionada com o Capital Social auferiu um relevante espaço nas discussões de periódicos nacionais voltados para área de administração. Entretanto, as pesquisas ligadas ao capital social organizacional ainda são pouco difundidas. Para tal, esta pesquisa tem por objetivo geral identificar as discussões relacionadas com o capital social no âmbito da organização, com base nas publicações em periódicos brasileiros indexadas no sistema Qualis/CAPES na érea de administração, ciências contábeis e turismo nos índices A1, A2 e B1 nos últimos 10 anos. Diante deste contexto esta pesquisa se configura com abordagem qualitativa descritiva, por meio da utilização de do Software NVivo 10. Foram realizadas análises de categorização e mensuração de um conjunto de fatores (grupos e redes; confiança e solidariedade; A ação coletiva e cooperação; A informação e a comunicação; coesão e inclusão social; autoridade; capacitação e ação política) relacionados com a existência do capital social, com base em Banco Mundial, 2003. Com a pesquisa foi possível identificar que as publicações nacionais relacionadas com o capital social organizacional tendem a discutir a teoria com foco na dimensão estrutural (redes e grupos) das relações no âmbito da organização. Por fim a pesquisa aponta a necessidade de um maior aprofundamento na dimensão Cognitiva, com o intuito de entender as características dos atores presentes no meio social da organização.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/981
ISSN: 2226-4000
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
218-822-1-PB.pdf275,91 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco