Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM >
Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/664

Título: Transformações do design gráfico no seriado Peter Punk da Disney
Autores: SANTORO JUNIOR, David
ROSSETTI, Regina (orientadora)
Palavras-chave: Movimento punk
Design gráfico
Inovação
Transformações
Disney
Data de Emissão: 19-Out-2015
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de investigar as transformações que a linguagem gráfica do movimento punk, especificamente o design gráfico, pois esta sofreu alterações, a fim de adequar-se ao seriado “Peter Punk” do canal Disney XD. Este estudo está vinculado a linha de pesquisa Linguagens na Comunicação: mídias e inovação, uma vez que inovações na linguagem gráfica foram inseridas no estilo punk original, para que ele fosse aceito pelo público infanto-juvenil do canal Disney XD. É um estudo de comunicação com foco na linguagem do design gráfico. A comunicação estudada é a visual, inserida na cultura midiática. A partir de um mapeamento da área de Comunicação em seus domínios e interfaces de pesquisa, este estudo trata do território da mensagem, dos códigos e sua relação com o contexto social e cultural. Refere-se, também, a uma pesquisa qualitativa em nível exploratório, envolvendo revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. O levantamento teórico contextualiza culturas inovadoras, tais como a Disney e o punk, que emergiram para o mundo no final dos anos 70 com uma linguagem visual que traduzia suas visões contestadora e agressiva. Assim como os dadaístas e artistas da Pop Art, os designers do movimento punk também apropriaram-se de ícones, personalidades e marcas populares, para compor suas mensagens. A Disney é reconhecida por inovações em processos produtivos empregados em suas obras como: a primeira animação com sonorização, o primeiro filme em que personagens animados contracenavam com atores; a tecnologia 3D (desenvolvida com a Pixar para as animações), a cidade “Celebration”, bem como seus parques financiados por programas de televisão. Os resultados comprovam a influência do dadaísmo e da pop art na linguagem visual do punk. As cores vivas da pop art tornam-se a linguagem do seriado infantil. O design gráfico da série não é espontâneo, pois os recursos de contraste e tensão foram construídos com programas gráficos. Entre as inovações encontradas, a qualitativa é que predomina, porque as linguagens foram adaptadas para atender um novo público
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/664
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_DAVID SANTORO JUNIOR.pdf11,94 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco