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Título: Inovações na linguagem tipográfica: a tensão entre o visual e o verbal na letra fantasia
Autores: LUGOBONI, Leandro Fabris
CARDOSO, João Batista Freitas (orientador)
Palavras-chave: Anatomia Tipográfica
Categorias Tipográficas
Letra Ilustrada e Signo Visual
Inovações Tipográficas
Tipografia na Publicidade
Data de Emissão: 19-Out-2015
Resumo: O propósito dessa pesquisa foi estudar e compreender as inovações na linguagem tipográfica, em especial a letra ilustrada, através das tensões entre os signos visual e verbal como geradores de sentido na comunicação publicitária impressa. Por não existirem definições técnicas exatas da estrutura desse tipo de letra, foi constatado que ela se originou nas iluminuras, mais especificamente nas letras iluminadas capitulares. Verificou-se que a letra ilustrada pode se originar de qualquer categoria tipográfica e tem como característica principal elementos visuais em sua estrutura. Esses elementos formam algum tipo de tensão com os elementos verbais e, uma vez identificadas essas tensões, foi possível organizá-las em arranjos e grupos de acordo com a percepção visual, compreensão do contexto e relação da letra ilustrada com a composição publicitária impressa. A definição de tais arranjos serviu para contribuir no melhor entendimento da letra ilustrada, possibilitando a classificação dos tipos de tensões entre os signos visuais e verbais, e agrupando-as de acordo com suas características predominantes. Pela maior compreensão desse tipo de letra busca-se auxiliar profissionais da área a entenderem a letra ilustrada. O entendimento das tensões resultou na possibilidade de verificação do significado de mensagens contendo esse tipo de letra, bem como de uma inter-relação dos arranjos e outros questionamentos quanto à sua possível aplicação em outras mídias e quanto à extensão de tais arranjos em categorias mais complexas. A letra ilustrada permite ser inovadora pela constituição de novas tensões entre os signos verbal e visual e pelas relações interacionais dos signos com o restante da composição, o que permite o acréscimo de comunicações criativas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, com revisão bibliográfica, levantamento e análise documental. Fez-se o levantamento quantitativo de anúncios publicitários impressos em revistas da última década, que exibem em sua composição a letra ilustrada, nos anuários do site do Clube da Criação de São Paulo e nos anuários do concurso norte americano Clio Awards, para delimitar o corpus de análise. Pela análise dos anúncios selecionados foi feita a pesquisa qualitativa, tomando a categorização sígnica de Peirce como método semiótico
Descrição: Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/663
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