DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Educação >
Artigos - Educação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/344

Title: A música na escola durante a ditadura militar: um ensaio
Authors: MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
KERR, Dorotéa Machado (orientadora)
Keywords: Ensino de música; Música e cultura; Linguagem musical; Música e mídia
Issue Date: 20-May-2013
Publisher: ULBRA, Programa de Pós-graduação em Educação, UFRGS, programa de Pós-graduação em Educação
Citation: Anais (recurso eletrônico)do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.
Abstract: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 estabelece a Arte como “componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica”. A LDB foi alterada por meio da lei ordinária 11.769/08, que torna imprescindível a presençade conteúdos de música no ensino de Arte. Desde que essa lei foi sancionada, vários questionamentos vêm sendo levantados, como o fato de que, se os conteúdos de música passam a ser obrigatórios, mas não exclusivos, a lei reconhece a música apenas como um dos componentes da Arte e, por isso, ela não deverá ser ofertada como disciplina separadamente. Assim, o advento dessa lei conduz a várias reflexões e questionamentos sobre as condições do ensino de música na educação básica no Brasil na contemporaneidade. Sabemos que na década de 1970, a política educacional do regime militar empreendeu diversas mudanças, abrangendo todos os níveis de ensino, algumas das quais visivelmente presentes no panorama atual. Dessa forma, em 1971, o governo militar promulgou a Lei 5692, que reformou a educação básica no Brasil. Na escola brasileira, arrochada pelo regime militar, a arte, embora chamada de espaço de liberdade, perdia seu lugar entre as disciplinas curriculares, caracterizando-se como ornamento para festas ou diversão. Quanto à música, passou a ser incluída de forma obrigatória no currículo escolar juntamente com outras linguagens, sob o nome de Educação Artística. Além disso, observou-se uma diminuição gradual e significativa do ensino de música enquanto componente da disciplina Educação Artística na escola de Educação Básica durante esse período. Este ensaio busca compreender os motivos que possam ter levado a esse arrefecimento, de modo a ter elementos para vir a discutir as políticas públicas da atualidade referentes ao ensino de música, especialmente após o advento da lei 11769/08, que estabelece a música apenas como um dos conteúdos obrigatórios do ensino de Arte, mas não como disciplina. Foi realizada uma análise documental das leis, pareceres, decretos e demais documentos referentes ao ensino de música nesse período, à luz dos estudos publicados e do conceito de poder segundo Bordieu e Foucault. Concluiu-se que esse arrefecimento observado no ensino de música enquanto componente da disciplina Educação Artística na escola básica brasileira nesse período, pode ser fruto da visão que os professores tinham sobre a função da música na escola, visão essa que poderia ser resultante da adesão ou da resistência desses profissionais às políticas educacionais do regime militar e sua aplicação em sala de aula na prática diária.
Description: Evento internacional, cujo caderno de resumos está disponível em http://www.sbece.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=865, mas os Anais estão disponíveis somente em CD rom.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/344
ISSN: 2236-3491
Appears in Collections:Artigos - Educação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
C__Users_ELIANE~1_AppData_Local_Temp_E10.13.pdf77,12 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback