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Título: | A música na escola durante a ditadura militar: um ensaio |
Autores: | MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva KERR, Dorotéa Machado (orientadora) |
Palavras-chave: | Ensino de música; Música e cultura; Linguagem musical; Música e mídia |
Data de Emissão: | 20-Mai-2013 |
Publicador: | ULBRA, Programa de Pós-graduação em Educação, UFRGS, programa de Pós-graduação em Educação |
Fonte: | Anais (recurso eletrônico)do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. |
Resumo: | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 estabelece a Arte como
“componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica”. A LDB
foi alterada por meio da lei ordinária 11.769/08, que torna imprescindível a presençade conteúdos de música no ensino de Arte. Desde que essa lei foi sancionada, vários
questionamentos vêm sendo levantados, como o fato de que, se os conteúdos de
música passam a ser obrigatórios, mas não exclusivos, a lei reconhece a música
apenas como um dos componentes da Arte e, por isso, ela não deverá ser ofertada
como disciplina separadamente. Assim, o advento dessa lei conduz a várias reflexões e
questionamentos sobre as condições do ensino de música na educação básica no Brasil
na contemporaneidade. Sabemos que na década de 1970, a política educacional do
regime militar empreendeu diversas mudanças, abrangendo todos os níveis de ensino,
algumas das quais visivelmente presentes no panorama atual. Dessa forma, em 1971,
o governo militar promulgou a Lei 5692, que reformou a educação básica no Brasil. Na
escola brasileira, arrochada pelo regime militar, a arte, embora chamada de espaço de
liberdade, perdia seu lugar entre as disciplinas curriculares, caracterizando-se como ornamento para festas ou diversão. Quanto à música, passou a ser incluída de forma obrigatória no currículo escolar juntamente com outras linguagens, sob o nome de
Educação Artística. Além disso, observou-se uma diminuição gradual e significativa do
ensino de música enquanto componente da disciplina Educação Artística na escola de
Educação Básica durante esse período. Este ensaio busca compreender os motivos que
possam ter levado a esse arrefecimento, de modo a ter elementos para vir a discutir as
políticas públicas da atualidade referentes ao ensino de música, especialmente após
o advento da lei 11769/08, que estabelece a música apenas como um dos conteúdos
obrigatórios do ensino de Arte, mas não como disciplina. Foi realizada uma análise
documental das leis, pareceres, decretos e demais documentos referentes ao ensino
de música nesse período, à luz dos estudos publicados e do conceito de poder segundo
Bordieu e Foucault. Concluiu-se que esse arrefecimento observado no ensino de música
enquanto componente da disciplina Educação Artística na escola básica brasileira nesse
período, pode ser fruto da visão que os professores tinham sobre a função da música
na escola, visão essa que poderia ser resultante da adesão ou da resistência desses
profissionais às políticas educacionais do regime militar e sua aplicação em sala de
aula na prática diária. |
Descrição: | Evento internacional, cujo caderno de resumos está disponível em http://www.sbece.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=865, mas os Anais estão disponíveis somente em CD rom. |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/344 |
ISSN: | 2236-3491 |
Aparece nas Coleções: | Artigos - Educação
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