DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Educação >
Artigos - Educação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/293

Title: Número de diagonais de um polígono: Um relato de experiência
Authors: PEREIRA, Marcelo Dias
Keywords: Educação Matemática
Formação de professores
Ensino de geometria
Issue Date: Apr-2013
Publisher: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Citation: PEREIRA, Marcelo Dias. Número de diagonais de um polígono: Um relato de experiência. In: Educação Matemática em Revista, nº 29, 2013, p. 43-50
Abstract: Resumo: O número de diagonais de um polígono é um dos conteúdos relacionados do eixo Números e Operações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, anos finais. Este relato de experiência, apesar de abordar uma atividade realizada em um Curso de Pedagogia, apresenta uma possibilidade para a contagem das diagonais de um polígono, proposta por alunos daquele curso, que pode servir como estímulo para levar um aluno, inclusive da Educação Básica, a generalizar esse conteúdo por meio de uma expressão equivalente à expressão que, geralmente, é conhecida. Ao mesmo tempo, convida o leitor a refletir sobre a prática docente,frente a uma aula em que os alunos são solicitados a construir estratégias para a resolução de atividades cujo objetivo não é a simples aplicação ou fixação de fórmulas.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/293
ISSN: 1517-3941
Appears in Collections:Artigos - Educação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO PUBLICADO.pdf459,13 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback