DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Negócios >
Teses >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/292

Title: A influência das ordenações portuguesas e espanhola na formação do direito brasileiro do primeiro império
Authors: DIDONE, André Rubens
SCHIJMAN, Jorge Horacio (orientador)
Issue Date: 2005
Abstract: O presente estudo trata de averiguar a influencia das Ordenação Afonsinas, Manoelinas e Filipinas no Direito brasileiro da época do Primeiro Império brasileiro. Para tanto, tomou-se como instrumento a revisão bibliográfica sobre as referidas Ordenações, assim como do processo da Independência do Brasil, com ênfase aos aspectos jurídicos. Diante da delimitação do tema, de Portugal limitou-se ao período das Ordenações de forma a fornecer ao leitor uma compreensão geral das mesmas. Quanto ao Brasil, delimitou-se na exposição dos aspectos relevantes para o entendimento da Independência do país e da formação do seu Direito. das Ordenações do Reino, as Filipinas tiveram forma vigentes no Brasil até a entrada em vigor do Código Civil. Sendo o Brasil Colônia de Portugal, esse foi regido juridicamente pelo ordenamento português. Conclui-se que o Direito brasileiro vigente no Primeiro Império teve como referência as Ordenações do Reino, uma vez que essas eram os preceitos jurídicos apreendidos e absorvidos pelos brasileiros e portugueses residentes no Brasil, e teve como base as referidas Ordenações, haja visto que as Ordenações Filipinas mantiveram-se para suprir a ausência de Códigos próprios, bem como, na evolução natural do Direito brasileiro, entende-se que as modificações ocorridas, principalmente no Código Criminal, pode-se dizer, partiram da revisão e adequação do ordenamento vigente.
Description: Tese apresentada ao Departamento de Pos Grado Ciências Jurídicas Y Sociales da Universidad Del Museo Social Argentino
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/292
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese doutorado Prof Didone.pdf608,6 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback