DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Educação >
Artigos - Educação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/221

Title: Perspectivas sobre a história ensinada
Authors: PAULILO, André Luiz
Keywords: Ensino de história
Metodologia de ensino de história
Prática de ensino de história
PNLD 2008
Referenciais curriculares (Estado de SP)
Issue Date: Apr-2011
Abstract: Constituída a partir de um modelo interpretativo que privilegia a análise das práticas docentes e o estudo da história das disciplinas escolares, essa pesquisa põem em foco as representações que os manuais dos livros didáticos de história e as propostas de reorientação curricular do Estado de São Paulo e da cidade de São Paulo veiculam sobre o ensino de História. No decorrer dessa pesquisa, a atenção se cingiu ao inventário das estratégias empreendidas para impor aos docentes uma representação do “bom” ensino, para sugerir modelos de conduta, para desqualificar certos procedimentos. A investigação dos esquemas de percepção do trabalho docente e das atribuições do ensino de História nos manuais do professor dos livros didáticos e nos referenciais curriculares do Estado de São Paulo e da sua capital pretendeu entender as ações que se espera dos docentes desta disciplina. O principal problema então abordado foi o da demanda social junto aos professores de história. Em meio à extensão desmesurada dos campos que se lhes pede lavrar para seus alunos, a pesquisa tratou de algumas das principais maneiras pelas quais a docência de história costuma ser vista e representada. O dimensionamento que se tomou por tarefa realizar com essa proposta, por um lado, utilizou como fonte os manuais de uso que acompanham o exemplar do professor dos livros didáticos recomendados no Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008). Por outro lado, dedicou-se à análise das atuais propostas curriculares de História impressas e distribuídas pelas secretarias de educação do Estado de São Paulo e da Prefeitura da capital. Ao discutir exemplos concretos de configurações graças às quais o ensino de história é percebido, tentou-se inventariar os traços e indícios de práticas de controle doutrinário do trabalho educativo que ainda permanecem pouco conhecidas.
Description: Relatório Científico do Projeto de Pesquisa “Discursos e Representações acerca da docência em História: perspectivas sobre o ensino de História no Ciclo II da Educação Fundamental”
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/221
Appears in Collections:Artigos - Educação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório Final CNPq_Perspectivas sobre a História Ensinada.pdf669,36 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback