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http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/221
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Título: | Perspectivas sobre a história ensinada |
Autores: | PAULILO, André Luiz |
Palavras-chave: | Ensino de história Metodologia de ensino de história Prática de ensino de história PNLD 2008 Referenciais curriculares (Estado de SP) |
Data de Emissão: | Abr-2011 |
Resumo: | Constituída a partir de um modelo interpretativo que privilegia a análise das práticas docentes e o estudo da história das disciplinas escolares, essa pesquisa põem em foco as representações que os manuais dos livros didáticos de história e as propostas de reorientação curricular do Estado de São Paulo e da cidade de São Paulo veiculam sobre o ensino de História. No decorrer dessa pesquisa, a atenção se cingiu ao inventário das estratégias empreendidas para impor aos docentes uma representação do “bom” ensino, para sugerir modelos de conduta, para desqualificar certos procedimentos. A investigação dos esquemas de percepção do trabalho docente e das atribuições do ensino de História nos manuais do professor dos livros didáticos e nos referenciais curriculares do Estado de São Paulo e da sua capital pretendeu entender as ações que se espera dos docentes desta disciplina. O principal problema então abordado foi o da demanda social junto aos professores de história. Em meio à extensão desmesurada dos campos que se lhes pede lavrar para seus alunos, a pesquisa tratou de algumas das principais maneiras pelas quais a docência de história costuma ser vista e representada. O dimensionamento que se tomou por tarefa realizar com essa proposta, por um lado, utilizou como fonte os manuais de uso que acompanham o exemplar do professor dos livros didáticos recomendados no Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008). Por outro lado, dedicou-se à análise das atuais propostas curriculares de História impressas e distribuídas pelas secretarias de educação do Estado de São Paulo e da Prefeitura da capital. Ao discutir exemplos concretos de configurações graças às quais o ensino de história é percebido, tentou-se inventariar os traços e indícios de práticas de controle doutrinário do trabalho educativo que ainda permanecem pouco conhecidas. |
Descrição: | Relatório Científico do Projeto de Pesquisa “Discursos e Representações acerca da docência em História: perspectivas sobre o ensino de História no Ciclo II da
Educação Fundamental” |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/221 |
Aparece nas Coleções: | Artigos - Educação
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