DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Educação >
Artigos - Educação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/219

Title: O professor de música e a desafinação
Authors: MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
Keywords: Educação musical
Problemas de aprendizagem
Formação continuada
Issue Date: 24-Aug-2009
Publisher: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM
Citation: Anais do XIX Congresso Anual da ANPPOM. Disponível em CD-rom
Abstract: O presente estudo descreve uma pesquisa efetuada com onze alunos voluntários de uma faculdade particular de música, que apresentavam dificuldades de afinação para o canto, mesmo tendo aulas de Percepção Musical com métodos variados. A metodologia utilizada consistiu na realização de atividades semanais de cunho musicoterápico, com duração de uma hora e meia, durante doze semanas, com o objetivo de investigar em que medida os bloqueios emocionais podem causar tensões, gerando desafinação. A fundamentação teórica foi alicerçada em Pereira (1993) quanto ao estudo do sistema auditivo, Behlau e Rehder (1997) nas questões fisiológicas da afinação, e Lowen (1982), no estudo da relação entre emissão vocal e emoções. Em todos os casos estudados, observou-se que a tensão emocional contribuiu para atrapalhar a percepção auditiva e a correta emissão vocal e concluiu-se que é necessário ao professor buscar também conhecimento em áreas afins, a fim de realizar com mais eficácia o seu trabalho.
Description: Anais do XIX Congresso Anual da ANPPOM, disponível em CD-rom
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/219
ISSN: 1983-5981
Appears in Collections:Artigos - Educação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O PROFESSOR DE MÚSICA E A DESAFINAÇÃO.pdf395,11 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback