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Título: O professor de música e a desafinação
Autores: MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
Palavras-chave: Educação musical
Problemas de aprendizagem
Formação continuada
Data de Emissão: 24-Ago-2009
Publicador: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM
Fonte: Anais do XIX Congresso Anual da ANPPOM. Disponível em CD-rom
Resumo: O presente estudo descreve uma pesquisa efetuada com onze alunos voluntários de uma faculdade particular de música, que apresentavam dificuldades de afinação para o canto, mesmo tendo aulas de Percepção Musical com métodos variados. A metodologia utilizada consistiu na realização de atividades semanais de cunho musicoterápico, com duração de uma hora e meia, durante doze semanas, com o objetivo de investigar em que medida os bloqueios emocionais podem causar tensões, gerando desafinação. A fundamentação teórica foi alicerçada em Pereira (1993) quanto ao estudo do sistema auditivo, Behlau e Rehder (1997) nas questões fisiológicas da afinação, e Lowen (1982), no estudo da relação entre emissão vocal e emoções. Em todos os casos estudados, observou-se que a tensão emocional contribuiu para atrapalhar a percepção auditiva e a correta emissão vocal e concluiu-se que é necessário ao professor buscar também conhecimento em áreas afins, a fim de realizar com mais eficácia o seu trabalho.
Descrição: Anais do XIX Congresso Anual da ANPPOM, disponível em CD-rom
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/219
ISSN: 1983-5981
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