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Título: A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
Autores: GASPAR, Marcos Antonio
PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares
SANTOS, Silvio Aparecido dos
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Ensino superior
Projeto político-pedagógico
Data de Emissão: Abr-2010
Publicador: UNIMEP
Fonte: GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010.
Resumo: O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151
ISSN: 1679-5350
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