DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Computação >
Artigos - Computação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/141

Title: Aspectos da implementação de um ambiente multilinguagem de programação
Authors: FREITAS, Aparecido Valdemir de
JOSÉ NETO, João
Keywords: Paradigma
Multiparadigma
Ambiente
Multilinguagem
Programação
Linguagens de programação
Issue Date: 2000
Citation: JOSÉ NETO, J.; FREITAS, A. V. Aspectos da Implementação de um Ambiente Multilinguagem de Programação. In: CONGRESO ARGENTINO DE CIENCIAS DE LA COMPUTACION,6., 2000, Ushuaia.
Abstract: O desenvolvimento de software complexo de grande porte é muitas vezes dificultado pela carência de ferramentas adequadas para a clara expressão das idéias dos programadores em todos os aspectos técnicos do projeto. Isto é particularmente verdadeiro quando se lida com o poder de expressão de linguagens de programação. Como os grandes programas se compõem usualmente de segmentos com características técnicas diversificadas, parece natural disponibilizar ferramentas específicas para os programadores, de forma que uma boa expressividade seja obtida no código correspondente. Para que a interface entre estes diferentes segmentos seja efetivada, torna-se viável o emprego de esquemas que facilitem a interação entre os mesmos. O artigo apresenta uma proposta de implementação de um mecanismo de troca de dados entre módulos de linguagens que compõem uma aplicação multilinguagem. O mecanismo pode também ser aplicado a linguagens oriundas de diferentes paradigmas de programação. O artigo também apresenta um pequeno exemplo completo de implementação que exercita parcialmente o ambiente proposto.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/141
Appears in Collections:Artigos - Computação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CACIC_2000.pdf65,96 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback