Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Negócios >
Artigos - Negócios >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/137

Título: Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades
Autores: GASPAR, Marcos Antonio
DONAIRE, Denis
SANTOS, Silvio Aparecido dos
SILVA, Maria Conceição Melo
Palavras-chave: Portal corporativo
Universidades
Gestão do conhecimento
Data de Emissão: Jun-2009
Fonte: GASPAR, Marcos Antonio.; DONAIRE, Denis.; SANTOS, Silvio Aparecido dos.; SILVA, Maria Conceição Melo. Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades. RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 119-33, abr.-jun. 2009.
Resumo: Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que viabilizam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. Este estudo objetiva visualizar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas em função da análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Foi realizada uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais diferenças dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento de diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na universidade; enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/137
ISSN: 1806-4892
Aparece nas Coleções:Artigos - Negócios

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Portais Corporativos.pdf614,03 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco