Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM >
Trabalho Final - Mestrado Profissional em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1259

Título: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INOVADORAS PARA A CULTURA PSYTRANCE: AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS COMO FOCO NA DISSEMINAÇÃO DA REDUÇÃO DE DANOS
Autores: Carvalho, Samuel Gomes
Cardoso, João Batista Freitas (orientador)
Palavras-chave: Comunicação; Inovação; Redução de danos; Cultura psytrance; Substâncias psicoativas; Drogas.
Data de Emissão: 30-Abr-2019
Resumo: Muitos são os riscos e danos causados pelo abuso no consumo de substâncias psicoativas, e por isso a redução de danos se apresenta como uma nova forma de abordagem nesse sentido, buscando conscientizar sem necessariamente focar na abstinência, mas sim privilegiando o direito à saúde e o respeito à liberdade individual daqueles que não desejam ou não conseguem interromper seus usos. Esta pesquisa tem como principal objetivo verificar os tipos de estratégias de comunicação que circulam nas comunidades virtuais da cultura psytrance no Brasil, para definir estratégias inovadoras de comunicação sobre redução de danos nesses ambientes. Para observar o objeto sob o âmbito da comunicação de interesse público, se fez uso de três eixos teóricos: através da semiótica da cultura entendemos a cultura psytrance e seus festivais como sistemas, consideramos as ações comunicacionais sobre redução de danos como práticas de interesse público, e através do conceito de performance virtual compreendemos comportamentos virtuais e sua ligação com o ambiente festivo. Para alcançar os objetivos propostos adotamos a netnografia, um método de pesquisa de observação participante que captura a natureza dos fenômenos comportamentais de comunidades virtuais. A imersão neste ambiente resultou na descoberta não só da ausência de estratégias de comunicação pela maioria dos que atuam com redução de danos nos ambientes festivos da cultura psytrance brasileira, mas também em estratégias pouco úteis e praticamente não disseminadas. Como proposta de estratégia inovadora de comunicação sobre redução de danos, apresentamos um portal virtual com o intuito de reunir os profissionais e voluntários atuantes na causa, fortalecendo-os para que mantenham as redes sociais virtuais como foco na redução de danos.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Comunicação. Área de concentração: Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público. Linha de Pesquisa: Produção e recepção da informação pública.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1259
Aparece nas Coleções:Trabalho Final - Mestrado Profissional em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
SAMUEL GOMES CARVALHO.pdf3,39 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco