Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1258

Título: GESTÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM): UMA ANÁLISE DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA QUALIDADE EDUCACIONAL
Autores: Motta, Beatriz Freddi
Romeiro, Maria do Carmo (Orientadora)
Palavras-chave: Associação de Pais e Mestres (APM); Qualidade Educacional; Dimensões Educacionais; Gestão Escolar; Escolas Técnicas Estaduais (ETEC).
Data de Emissão: 10-Mai-2019
Resumo: Este estudo buscou identificar e analisar estratégias, programas e ações, tomadas como práticas que operacionalizam os objetivos/requisitos normativos da Associação de Pais e Mestres (APM), à luz da gestão da qualidade educacional nas Unidades Escolares (UE). Para isso, o estudo contou com um delineamento exploratório-qualitativo de pesquisa segmentada em duas fases. A primeira fase focou dois casos de APM, com coleta de dados a partir da análise de documentos (atas de reunião das APMs) e aplicação de entrevistas semidiretivas junto a 20 (vinte) atores das comunidades escolares (dez em cada UE, entre pais, professores, gestores, funcionários e alunos), cujos registros documentais e manifestações dos entrevistados possibilitaram descrever o papel reconhecido nas APMs, bem como evidenciar propostas de práticas da APM para promoção de qualidade educacional nas respectivas UEs. A segunda fase, também de abordagem qualitativa, utilizou um grupo focal composto por especialistas em educação e por representantes da comunidade escolar com atuação em APM, para discussão sobre o papel normativo da mesma e avaliação e validação de propostas de práticas da APM promotoras de qualidade educacional, a partir dos subsídios dos resultados obtidos na primeira fase. Os resultados do estudo sugerem: o conhecimento incipiente dos objetivos normativos da APM, o que prejudica a prática de sua missão como órgão de apoio à gestão escolar na construção das dimensões da qualidade educacional; reconhecimento da necessidade de realizar/ampliar atividades de planejamento das atividades da APM; embora se tenha ciência da relevância da participação dos pais para um bom desempenho dos alunos, as ações para atratividade não são eficazes; fragilidade quanto à divulgação do trabalho da APM ao conjunto de atores da comunidade escolar, bem como do processo de comunicação e de ações integrativas entre a APM e esses atores. Por fim, o processo de avaliação e validação pelo grupo focal de estratégias, programas e ações da APM no processo de cumprimento aos seus objetivos ressaltou a importância de criar na escola atividades de lazer, por vezes, combinadas a espaços destinados ao desenvolvimento intelectual; realizar planejamento prévio, a cada novo semestre, das atividades/ações a serem feitas com a participação efetiva dos pais, na intenção de programar eventos para atender os interesses da comunidade escolar, buscando parcerias com a comunidade externa e interna; criar um esquema para facilitar a disseminação de informações entre os atores da comunidade escolar; utilizar sugestões de toda comunidade escolar para integração e participação da mesma; criar canais de comunicação mais efetivos, assim como realizar um programa de resgate da história da escola; realizar projetos de inclusão do aluno à missão e valores da UE; a presença do diretor para realizar aula inaugural para explicar as missões e valores da instituição e conscientizar a importância de todos os atores na busca da qualidade educacional da UE.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação– Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Formação de Professores e Gestores
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1258
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Trabalho Final - Beatriz Freddi Motta.pdf2,56 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco