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http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1257
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Título: | MOTIVOS DA ESCOLHA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO E EXPECTATIVAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL: A OPINIÃO DOS ESTUDANTES São Caetano do Sul - SP 2019 |
Autores: | Júnior, Arcy Pires Piagetti Miranda, Nonato Assis de (orientador) |
Palavras-chave: | Formação de Gestores. Gestão da Educação. Ensino técnico de nível médio. Escolha profissional. Orientação profissional. |
Data de Emissão: | 30-Abr-2019 |
Resumo: | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na linha de Pesquisa “Formação de Gestores e Professores”, teve o objetivo de identificar, em duas escolas técnicas que fazem parte do Centro de Educação Paula Souza, os motivos que levaram um grupo de estudantes a escolherem o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), bem como conhecer suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, com levantamento amostral do tipo survey realizada com 484 estudantes dos três anos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). Para tanto, utilizou-se de análise exploratória que buscou traçar o perfil familiar e socioeconômico do aluno que frequenta o curso pesquisado, bem como de um instrumento constituído de escala de atitude tipo Likert com 34 assertivas para verificar as concepções e as expectativas acerca do ensino técnico de nível médio. Os dados foram tratados, estatisticamente, pela técnica multivariada de análise de dados da Análise Fatorial com normalização de Kaiser utilizando o software o Statistical Packet for Social Sciences (SPSS). Os resultados mostram que a opção em frequentar um curso técnico de nível médio, por parte dos estudantes investigados, não foi motivada por terceiros, visto que, em média, 35% deles discordam que tenham tomado tal decisão influenciada por amigos ou por professores (38%), mas, em contrapartida, 43% dos participantes admitiram que escolheram o ETIM impulsionados pela expectativa de inserção no mercado de trabalho. Quanto à escolha dos cursos investigados, o principal fator apontado, nesta pesquisa, está associado à percepção que os jovens pesquisados atribuem às oportunidades de emprego, visto que a maior expectativa é que a posse do diploma do ETIM lhes garantirá mais facilidade e agilidade para arrumar um emprego na área do curso. Contudo, a pesquisa mostra que, embora um percentual significativo dos jovens pesquisados (34%) tenha a intenção de arrumar um emprego, eles pretendem, paralelamente, prosseguir os estudos em nível superior, assim como outros 31% pretendem somente dar continuidade à formação em nível superior deixando a inserção profissional para um segundo plano. Os resultados desta pesquisa sinalizam, por um lado, que o ETIM representa uma alternativa ao estudante que busca associar formação profissional e empregabilidade em face às demandas provenientes da globalização; e, por outro, a necessidade dos currículos dos cursos investigados atenderem às expectativas de formação em vista da buscar pelo ensino em nível superior. |
Descrição: | Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Área de Concentração: Formação de Professores e Gestores |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1257 |
Aparece nas Coleções: | Dissertações - Mestrado Profissional em Educação
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