DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1251

Title: Identidade interorganizacional no cluster comercial de produtos evangélicos da cidade de São Paulo
Authors: Crespo, Aline Crespo
Gil, Antônio Carlos (orientador)
Keywords: Identidade Interorganizacional. Cluster. Comércio Evangélico
Issue Date: 14-Feb-2019
Abstract: Estudos sobre as ruas de comércio especializado vêm se tornando relevantes para a academia, o que justifica a realização de pesquisas cientificas com vistas a ampliar o conhecimento de seu significado econômico, social, político e cultural. Este estudo teve como objetivo investigar o cluster comercial de produtos evangélicos da Rua Conde de Sarzedas, localizada no município de São Paulo, com base em um sistema conceitual que leva em consideração os conceitos de organização social e sistema social, a fim de compreender a identidade dos clusters. Em face do exposto, a pesquisa realizada teve como objeto a identidade interorganizacional em um cluster constituído por lojas situadas em rua de comércio especializado no município de São Paulo, com a questão problema assim definida: Como se caracteriza a identidade interorganizacional no cluster comercial de produtos evangélicos da Rua Conde de Sarzedas e como é explicada segundo a perspectiva de seus atores? Justifica-se a escolha desse cluster para estudo por se referir à rua de comércio especializado, caracterizada pela oferta de múltiplos “produtos evangélicos”, e dirigido a uma população bastante específica, constituída por fiéis das diferentes igrejas evangélicas. Embora seja um cluster comercial, sua constituição foi animada também pela disposição dos empreendedores de desenvolver atividades compatíveis com suas crenças. Os resutados demonstraram que os atores indicam elevados níveis de envolvimento e de satisfação por atuar no cluster, ressaltando a existência de uma atmosfera amigável que é permeada por princípios religiosos adotados em comum. Assim, o reconhecimento de que estão cumprindo uma “missão religiosa” passa a representar importante elemento afetivo da identidade interorganizacional.
Description: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Doutora em Administração. Área de Concentração: Gestão e Regionalidade.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1251
Appears in Collections:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE - ALINE CRESPO.pdf1,7 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback