DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1250

Title: A INFLUÊNCIA DOS ATIVOS DE ALTA LIQUIDEZ NO VALOR DAS EMPRESAS, CONSIDERANDO A GOVERNANÇA CORPORATIVA E AS RESTRIÇÕES FINANCEIRAS
Authors: Filho, Mário Cordeiro
Pamplona, João Batista (orientador)
Luca, Edimilson Costa (co-orientador)
Keywords: ativos de alta liquidez, cash holdings, teoria da agência, governança corporativa, restrições financeiras e valor da empresa.
Issue Date: 21-Mar-2019
Abstract: Este estudo objetiva avaliar empiricamente o impacto que a manutenção de ativos de alta liquidez (cash holdings) tem no valor de mercado das companhias abertas brasileiras não financeiras com ações listadas na B3. O estudo abrangeu o período de 2010 a 2017, considerou uma amostra de 176 empresas e utilizou as técnicas estatísticas de análise discriminante e regressão de dados em painel. Os resultados foram obtidos por meio do emprego combinado dos modelos econométricos Fama e French (1998) Pinkowitz et al (2006), Cleary (1999) e Dittmar Mahrt-Smith (2007). O impacto dos cash holdings no valor das empresas é avaliado considerando conjuntamente todas as empresas da amostra e segregando-as em grupos de acordo com os diferentes níveis de governança corporativa e os diferentes graus de restrições financeiras. Os segmentos de listagem de ações da B3 são considerados como proxies de governança corporativa. Como proxy de restrições financeiras são considerados os resultados obtidos por meio do Modelo Cleary (1999) com base nas políticas de distribuição de lucros e de recompra de ações das empresas durante o período deste estudo. Os resultados obtidos, diferentemente das predições da teoria da agência, sugerem que os cash holdings impactam positivamente o valor de mercado das empresas, entretanto, os cash holdings excedentes impactam negativamente o valor de mercado das empresas, indo ao encontro da teoria de agência. Os resultados obtidos também indicam que o impacto dos cash holdings no valor de mercado das empresas é sensível aos diferentes níveis de governança corporativa e aos diferentes graus de restrições financeiras. Controlando os diferentes níveis de governança corporativa e os diferentes graus de restrições financeiras, os cash holdings impactam positivamente e negativamente, em diferentes magnitudes, os diferentes grupos e subgrupos da amostra.
Description: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Doutor em Administração. Área de concentração: Gestão Organizacional
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1250
Appears in Collections:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE- MARIO CORDEIRO FILHO.pdf2,41 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback