DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1247

Title: Artes visuais como linguagem em uma experiência transformadora na creche: Um olhar sobre as práticas dos professores
Authors: Gazotto, Rosana Donizeti Martinho
Sá, Ivo Ribeiro de (orientador)
Keywords: Artes Visuais. Práticas e saberes educativos. Educação Infantil. Creche. Crianças.
Issue Date: 19-Feb-2019
Abstract: Esta pesquisa procurou investigar de que maneira os professores constroem suas práticas na Educação Infantil quando utilizam as Artes Visuais para o desenvolvimento de suas atividades. Para isso, se estabeleceu como objetivo conhecer os saberes e as práticas educativas que os professores mobilizam quando trabalham com as Artes Visuais e, como objetivos específicos, compreender o uso que os professores fazem das Artes Visuais no cotidiano; e identificar as práticas e saberes que os professores possuem sobre as Artes Visuais. A partir disso, elaborou-se um plano de ação abordando a linguagem das Artes Visuais para a Educação Infantil. Foram analisados documentos oficiais que orientam o fazer pedagógico dos professores com relação aos conteúdos em Artes Visuais e as atividades expostas na unidade escolar. A pesquisa seguiu como orientação metodológica o estudo de caso de natureza qualitativa. Após os procedimentos de análise, constatou-se que as práticas educativas dos professores apresentam divergências de concepções na linguagem artística das Artes Visuais, que dificultam a aprendizagem de forma libertadora e significativa para as crianças da creche. Assim, é necessário adotar novas estratégias e procedimentos para as diferentes situações em que as Artes Visuais são apresentadas nas atividades, no estudo e no planejamento. Diante dos dados examinados foi possível identificar a necessidade de incentivar os professores a otimizar o Desenvolvimento Educacional Docente, uma vez que este possibilitou a construção de um Plano de Ação como produto final desta dissertação.
Description: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Área de concentração: Formação de Professores e Gestores.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1247
Appears in Collections:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Trabalho Final - Rosana Donizeti Martinho Gazotto.pdf2,67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback