USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1247
|
Título: | Artes visuais como linguagem em uma experiência transformadora na creche: Um olhar sobre as práticas dos professores |
Autores: | Gazotto, Rosana Donizeti Martinho Sá, Ivo Ribeiro de (orientador) |
Palavras-chave: | Artes Visuais. Práticas e saberes educativos. Educação Infantil. Creche. Crianças. |
Data de Emissão: | 19-Fev-2019 |
Resumo: | Esta pesquisa procurou investigar de que maneira os professores constroem suas práticas na Educação Infantil quando utilizam as Artes Visuais para o desenvolvimento de suas atividades. Para isso, se estabeleceu como objetivo conhecer os saberes e as práticas educativas que os professores mobilizam quando trabalham com as Artes Visuais e, como objetivos específicos, compreender o uso que os professores fazem das Artes Visuais no cotidiano; e identificar as práticas e saberes que os professores possuem sobre as Artes Visuais. A partir disso, elaborou-se um plano de ação abordando a linguagem
das Artes Visuais para a Educação Infantil. Foram analisados documentos oficiais que orientam o fazer pedagógico dos professores com relação aos conteúdos em Artes Visuais e as atividades expostas na unidade escolar. A pesquisa seguiu como orientação metodológica o estudo de caso de natureza qualitativa. Após os procedimentos de análise, constatou-se que as práticas educativas dos professores
apresentam divergências de concepções na linguagem artística das Artes Visuais, que dificultam a aprendizagem de forma libertadora e significativa para as crianças da creche. Assim, é necessário adotar novas estratégias e procedimentos para as diferentes situações em que as Artes Visuais são apresentadas nas atividades, no estudo e no planejamento. Diante dos dados examinados foi possível identificar a
necessidade de incentivar os professores a otimizar o Desenvolvimento Educacional Docente, uma vez que este possibilitou a construção de um Plano de Ação como produto final desta dissertação. |
Descrição: | Trabalho Final de Curso apresentado ao
Programa de Pós-Graduação em Educação -
Mestrado Profissional - da Universidade
Municipal de São Caetano do Sul como
requisito parcial para a obtenção do título
de Mestre em Educação
Área de concentração: Formação de
Professores e Gestores. |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1247 |
Aparece nas Coleções: | Dissertações - Mestrado Profissional em Educação
|
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|