Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1247

Título: Artes visuais como linguagem em uma experiência transformadora na creche: Um olhar sobre as práticas dos professores
Autores: Gazotto, Rosana Donizeti Martinho
Sá, Ivo Ribeiro de (orientador)
Palavras-chave: Artes Visuais. Práticas e saberes educativos. Educação Infantil. Creche. Crianças.
Data de Emissão: 19-Fev-2019
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar de que maneira os professores constroem suas práticas na Educação Infantil quando utilizam as Artes Visuais para o desenvolvimento de suas atividades. Para isso, se estabeleceu como objetivo conhecer os saberes e as práticas educativas que os professores mobilizam quando trabalham com as Artes Visuais e, como objetivos específicos, compreender o uso que os professores fazem das Artes Visuais no cotidiano; e identificar as práticas e saberes que os professores possuem sobre as Artes Visuais. A partir disso, elaborou-se um plano de ação abordando a linguagem das Artes Visuais para a Educação Infantil. Foram analisados documentos oficiais que orientam o fazer pedagógico dos professores com relação aos conteúdos em Artes Visuais e as atividades expostas na unidade escolar. A pesquisa seguiu como orientação metodológica o estudo de caso de natureza qualitativa. Após os procedimentos de análise, constatou-se que as práticas educativas dos professores apresentam divergências de concepções na linguagem artística das Artes Visuais, que dificultam a aprendizagem de forma libertadora e significativa para as crianças da creche. Assim, é necessário adotar novas estratégias e procedimentos para as diferentes situações em que as Artes Visuais são apresentadas nas atividades, no estudo e no planejamento. Diante dos dados examinados foi possível identificar a necessidade de incentivar os professores a otimizar o Desenvolvimento Educacional Docente, uma vez que este possibilitou a construção de um Plano de Ação como produto final desta dissertação.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Área de concentração: Formação de Professores e Gestores.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1247
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Trabalho Final - Rosana Donizeti Martinho Gazotto.pdf2,67 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco