Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1246

Título: Capoeira na educação física: Perspectivas de uma prática de educação integral
Autores: Santos, Samila Zambetti dos
Sá, Ivo Ribeiro de (orientador)
Palavras-chave: Capoeira. Formação integral do sujeito. Complexidade. Educação Integral. Educação Física.
Data de Emissão: 18-Fev-2019
Resumo: Esta pesquisa investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica. Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira do Estado de São Paulo na região do Grande ABCDM para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes. Por meio da análise de conteúdo dessas entrevistas, buscamos os elementos do universo dessa manifestação popular que contribuem para a formação do Sujeito numa visão de Educação Integral. Conseguimos extrair das entrevistas feitas com mestres de Capoeira da Região do grande ABCDM conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Esses conceitos encontrados, que nos trazem a preposição de que a Capoeira pode auxiliar na formação integral do Sujeito, estão na interação entre os elementos que a compõem. Os pontos encontrados constituíram nossas Unidades de Análise, que foram as seguintes: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, na qual se identifica o caráter histórico-social e cultural da Capoeira e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e esportivistas na prática da Educação Física na escola. É importante ressaltar que o papel da Capoeira na busca da formação integral do sujeito só é possível se sentida/vivida. Acreditamos que somente a leitura sobre a Capoeira não basta para trazer para a escola todas as possibilidades pedagógicas que essa manifestação brasileira pode oferecer. Assim, trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física, com o objetivo de lhes dar subsídios pedagógicos para trabalhar com a Capoeira em suas aulas.Essa formação tomou como base a técnica da teoria das Situações Didáticas, para que os elementos da capoeira pudessem ser trabalhados considerando a visão integral de formação do sujeito e que tal teoria fosse vivenciada pelos professores de forma prática. O mediador será o formador e os professores serão os alunos, onde as situações problemas propostas servirão para os professores mostrarem o que sabem e, então, aprofundarmos os conhecimentos de Capoeira a partir dos dados colhidos e expostos nesta dissertação.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Formação de Professores e Gestores
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1246
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Trabalho Final - Samila Zambetti dos Santos.pdf1,7 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco