DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1245

Title: Espaços pedagógicos na creche Herbert de Souza: Um olhar para a primeira infância
Authors: Marton, Marcelo Tadeu
Silva, Marta Regina Paulo da (orientadora)
Keywords: Creche. Projeção de Espaços Pedagógicos. Trabalho coletivo. Cartas Pedagógicas.
Issue Date: 27-Feb-2019
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar se as experiências de projeção de espaços pedagógicos, vividas na Creche Herbert de Souza, no município de Santo André/SP, em 2012, permitiram aos(às) profissionais que delas participaram promover outras intervenções de ressignificação do ambiente escolar nos locais em que atuaram em anos posteriores. O intuito foi o de identificar os fatores que possibilitaram tal ressignificação e, a partir deles, construir subsídios à ação de educadores(as) no processo de projeção dos espaços. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, um estudo de caso, que teve como procedimentos metodológicos o relato das experiências da creche, o uso de cartas pedagógicas e da fotografia, como forma de estabelecer conexões, confrontos, partilhas e possibilidades de interpretações da realidade estudada. O referencial teórico pautou-se nos trabalhos de pesquisadores(as) da infância, dentre eles(as): Carla Rinaldi, Lella Gandini, Tiziana Filippini e Vea Vecchi, assim como nas legislações que tratam sobre a projeção de espaços na educação infantil no Brasil. Esta pesquisa coloca como desafio o processo de ressignificação dos espaços pedagógicos a partir de situações do cotidiano escolar, ressaltando a imagem da criança como fator determinante na garantia de seus direitos, ressaltando a importância dos contextos educacionais. Os resultados mostram que esta experiência na creche Herbert marcou o percurso profissional das professoras, que ao reconhecerem a importância de projetar espaços na construção de contextos educativos, buscam alternativas concretas para intervenções nos ambientes em que hoje atuam, reconhecendo-os como agentes no processo de ensino-aprendizagem. Os dados revelam que o trabalho coletivo se caracteriza como um dos fatores fundamentais de tal experiência, uma vez que, possibilitou repensar as formas de se abordar as aprendizagens das crianças. A análise evidencia ainda, a falta de um registro mais sistematizado da prática educativa, o que demonstra a ausência de investimento na documentação pedagógica e na investigação da prática no ambiente escolar, o que dificulta a reflexão e o estudo de propostas que já foram realizadas em outras unidades escolares. A partir disso, esta investigação tem como produto educacional a elaboração de um e-book que compartilhará esta experiência com professores(as) das redes de ensino que desejem (re)pensar o significado do saber escolar.
Description: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação– Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Formação de Professores e Gestores
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1245
Appears in Collections:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Trabalho Final - Marcelo Tadeu Marton.pdf4,17 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback