DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM >
Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1241

Title: Comunicação de interesse público e cidades inteligentes: São Paulo no foco da imprensa
Authors: Bianchini, Regiane Maria da Silva
Pessoni, Arquimedes (orientador)
Keywords: Cidades Inteligentes, Smart Cities, Comunicação, Comunicação de Interesse Público, Cidadania, Gestão Pública
Issue Date: 27-Feb-2019
Abstract: Ao longo das duas últimas décadas, as cidades vêm ganhando protagonismo por meio das narrativas comunicativas. Pautas sobre política, economia, cultura, memória, urbanização, sustentabilidade, novas tecnologias têm colocado em evidência as mudanças registradas no âmbito do crescimento, desenvolvimento e da globalização da urbe. Foi ainda no final dos anos 1990, que as cidades receberam a tarefa de se tornarem vitrines, para que pudessem atrair investimentos internos e externos, demonstrassem eficiência, do ponto de vista da gestão pública, e trouxessem lucros locais. Assim, a municipalidade, o setor privado e demais atores sociais passaram a compor as cidades globais. O avanço tecnológico trouxe para as cidades uma visão sistêmica, com a qual tudo pode ser solucionado por meio de novas ferramentas ou softwares sofisticados. Estima-se que, 55% da população mundial, hoje em torno de 4 bilhões, concentram-se em áreas urbanas e que este número poderá chegar a 68%, em 2050. Assim, a tarefa de tornar as cidades inteligentes passa a ser também do cidadão, que já se vê às voltas com desafios constantes em seu dia a dia, como a escassez de recursos naturais, tráfego intenso para se deslocar de casa ao trabalho, falta de opções para o desenvolvimento de itens básicos, como moradia, educação e saúde, bem como políticas públicas que não contemplam suas reais necessidades. Em meio a este cenário, encontram-se a comunicação de interesse público, a imprensa, os profissionais da área e o cidadão, que recebe a informação. Pensando em como esta comunicação é oferecida às pessoas, esta pesquisa teve como propósito investigar como a prefeitura de São Paulo comunica conceitos de cidade inteligente para a população e para a imprensa, dada a meta da gestão atual, de torna-la uma smart city até 2020. O estudo - de caráter exploratório - analisou mais de 300 notícias emitidas pela área de comunicação do órgão público paulistano, da mesma forma que avaliou como os portais Estadão, G1 e UOL, com maior representatividade em acessos no País, noticiam o tema na Internet. A interdisciplinaridade que permeou a pesquisa apresentou elementos para a proposição de um produto voltado à formação e informação de profissionais e estudantes da área de Comunicação, bem como pesquisadores e cidadãos interessados pelo tema, reunindo conhecimento, experiências e suscitando a criação de soluções para a gestão pública.
Description: Trabalho de Conclusão apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Comunicação. Área de concentração: Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1241
Appears in Collections:Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Regiane Maria da Silva Bianchini.pdf3,56 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback