DSpace About DSpace Software
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM >
Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1228

Title: Comunicação intercultural, memória e identidade: A Gestão da Presença Cultural de Sírios Refugiados no ABC Paulista
Authors: Silva, Juarez Alexandre da
Perazzo, Priscila Ferreira (Orientadora)
Keywords: Comunicação Intercultural; Memória; Identidade; Narrativas Orais de História de Vida; Refugiados Sírios; ABC Paulista; Interesse Público
Issue Date: 2-Feb-2019
Abstract: O tema dessa pesquisa é a comunicação intercultural de sírios refugiados nas cidades do ABC Paulista, Santo André e em São Caetano do Sul. Perguntou-se: como os sírios constroem suas identidades na situação de refugiados, imigrantes e estrangeiros no ABC Paulista, por meio de suas narrativas de histórias de vida, de modo a possibilitar a gestão da comunicação intercultural como mediadora dessas ações? E, ao contarem suas histórias de vida, a partir da evocação de suas lembranças, estão a narrar suas culturas: como se veem no mundo, como pensam, agem e sentem. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa é compreender a construção das identidades de refugiados, imigrantes e estrangeiros sírios no ABC Paulista, por meio de suas narrativas de histórias de vida, de modo a possibilitar a gestão da comunicação intercultural. Dos específicos, registrou-se as narrativas orais de histórias de vida de três sírios refugiados no ABC Paulista. Identificou-se os elementos culturais e de identidade, a fim de descrever a construção da identidade desses sujeitos. Por fim, propôs-se a gestão da comunicação intercultural como interesse público entre sírios e o ABC Paulista pelo Programa InterculturUSCS. Essa pesquisa posiciona-se no campo Estudos Culturais, articulando Memória e Cultura, e conjuga métodos e procedimentos da pesquisa etnográfica e de História Oral. Em perspectiva etnográfica, práticas de participação junto realizaram-se por cerca de cinco meses. Diários de pesquisa foram utilizados para registro das dinâmicas de vida, impressões e sensações do pesquisador, bem como das conversas realizadas durante a vivência. Desse convívio, foram selecionados três sírios moradores residentes no ABC Paulista, com os quais se realizaram entrevistas em profundidade, utilizando-se o método as Narrativas Orais de História de Vida, apoiando-se em pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa para as análises dos dados coletados. Por fim, notou-se uma comunidade nos moldes de Bauman: pequena, de membros reconhecíveis, prezando pela segurança, de essências identitárias que existem e resistem em uma nova configuração social e, sobretudo, que comunicam e mantém sua cultura irrevogável a partir memória.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Comunicação. Área de concentração: Inovação na gestão e produção da Comunicação de Interesse Público. Linha de pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1228
Appears in Collections:Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
JUAREZ ALEXANDRE DA SILVA.pdf1,98 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.underEmbargo??? View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback