Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1213

Título: Dissertação - EDUCAÇÃO MÓVEL APLICADA: Uma experiência Brasil - Finlândia
Autores: Gianfardoni, Carlos
Goulart, Elias Estevão (orientador)
Palavras-chave: Educação. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Móvel. Formação Docente. Usabilidade.
Data de Emissão: 20-Jun-2018
Resumo: O mercado de aprendizagem móvel está crescendo no Brasil, as bandas largas deverão estar disponíveis em breve para todos, os consumidores compram produtos de aprendizagem móvel apesar de dificuldades na economia. Também crescem a demanda e a necessidade de aprendizagem de línguas e de conteúdo personalizado. O consumo de aplicativos e conteúdos customizados é, na maior parte, do consumidor individual, embora as organizações ampliem investimentos. Apesar de o momento parecer adequado para integração da aprendizagem móvel com a aprendizagem presencial, com a adoção do paradigma Bring Your Own Device (traga o seu próprio aparelho, em português), o BOYD, pouco se sabe como aplicar os dispositivos móveis para a aprendizagem presencial. Poucos estudos discutem as formas de se aplicar a aprendizagem móvel para benefício da aprendizagem no Brasil, assim como o entendimento do crescimento de negócios na área ainda não foi plenamente identificado. A tecnologia móvel está afetando diferentes setores da sociedade e terá um papel importante a desempenhar no futuro da educação. A evolução da Internet e seus recursos têm determinado mudanças no estilo de busca de informações, criando uma demanda por evolução dos métodos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa justificou-se pela necessidade de se investigar abordagens eficazes de utilização da aprendizagem móvel, certificando-se que seja adequada e auxiliar na construção de conhecimento. Neste cenário, questão que norteia a pesquisa é: quais as percepções de estudantes do Ensino Médio em relação às tecnologias digitais móveis quanto ao seu emprego e usabilidade para aplicações educacionais? O objetivo geral foi o de analisar a aplicabilidade e usabilidade das tecnologias digitais móveis como recurso de apoio aos processos educativos. Como metodologia, a pesquisa exploratória, valeu-se do método indutivo, com técnica de coleta de dados a partir de pesquisa de campo realizada junto a 57 alunos do ensino médio de três escolas públicas do ensino básico, conveniadas com o grupo de pesquisa ETICO. Em conclusão, as tecnologias móveis são acessórios que podem auxiliar nas fases do processo de ensino e aprendizagem. É necessário compreender as necessidades básicas do cotidiano escolar. Embora de grande potencial, as tecnologias móveis ainda são pouco utilizadas para partilhar e sedimentar conhecimento em sala de aula, apesar da grande disponibilidade dos dispositivos móveis pelos respondentes da presente pesquisa.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Formação de Professores e Gestores.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1213
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Dissertacao Carlos Gianfardoni.pdf872,74 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco