Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1206

Título: Tese: Modelo para mensuração da maturidade dos sistemas de avaliação de performance organizacional
Autores: Zanella, William
Crispim, Sérgio Feliciano (orientador)
Palavras-chave: Estratégia. Performance organizacional. Sistemas de avaliação de performance. Maturidade dos sistemas de avaliação de performance.
Data de Emissão: 10-Out-2018
Resumo: As formas de avaliação de performance estão mudando rapidamente em função da crescente complexidade organizacional e de um contexto competitivo extremamente dinâmico e desafiador. Dado este quadro, que cria oportunidades e estimula a reflexão sobre os sistemas de performance, foi proposto o objetivo geral para a pesquisa que fundamentou esta tese, desenvolver um modelo de mensuração da maturidade do sistema de avaliação de performance organizacional. A efetivação de um sistema de avaliação de performance (SAP) depende da clara definição dos elementos estruturantes – Características, Funções e Processos e das etapas de desenvolvimento – Design, Implementação, Uso e a Revisão que os compõe, permitindo assim, avaliar o estágio de maturidade do sistema. No sentido de analisar a relação entre os elementos estruturantes e as etapas de desenvolvimento do SAP organizacional, desenvolveu-se o modelo teórico utilizado para propor o modelo de mensuração da maturidade do sistema, por meio de oito hipóteses. A pesquisa teve abordagem quantitativa, cunho descritivo e caráter transversal. Foram coletados dados de 318 respondentes por meio de questionários preenchidos eletronicamente de empresas classificadas entre as 500 Maiores do Sul e as 500 Emergentes do Sul do anuário da revista Amanhã de 2017 e das empresas reconhecidas pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Os dados foram analisados utilizando-se de procedimentos estatísticos, descritivos e inferenciais, especificamente, por meio de estatísticas descritivas e análise multivariada dos dados (análise fatorial e modelagem das equações estruturais) utilizando o método Partial Least Squares (PLS-SEM), a fim de verificar os índices de ajuste do modelo. Das oito hipóteses do modelo teórico três foram rejeitadas levando à construção de um modelo concorrente, validado estatisticamente. Respaldada a capacidade e relevância preditiva do modelo concorrente, realizou-se a construção do índice de maturidade, o que permitiu identificar o estágio de maturidade do SAP organizacional das empresas amostradas. Em suma, a principal contribuição desta pesquisa é a proposta de um modelo de mensuração da maturidade do SAP que contempla elementos estruturantes e etapas de desenvolvimento de forma sistêmica, preenchendo uma lacuna teórica identificada na revisão da literatura. Além disso, os constructos do modelo foram validados de forma empírica possibilitando a proposta de uma fórmula para a mensuração do índice de maturidade dos modelos de performance.
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como um dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Administração. Área de Concentração: Gestão e Regionalidade.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1206
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
WILLIAM ZANELLA.pdf2,4 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco