USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM >
Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação >
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1196
|
Título: | DISSERTAÇÃO: INOVAÇÕES NO ENSINO HÍBRIDO: A PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE |
Autores: | CACAVALLO, Marcello ANGELUCI, Alan Cesar Belo |
Palavras-chave: | Comunicação Inovação Ensino híbrido Teoria ator-rede |
Data de Emissão: | 16-Fev-2016 |
Resumo: | Novas tendências de ensino estão surgindo, entre elas, o ensino híbrido, mescla de modelos de educação tradicionais e presenciais com modelos de educação totalmente online. Este trabalho tem o objetivo de identificar e analisar as inovações presentes na prática do ensino híbrido no Brasil e suas interfaces com a área de comunicação a partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede. A pesquisa é de caráter exploratório e foi referenciada em bibliografia sobre cibercultura, ensino híbrido, Teoria Ator-Rede. Também foi efetuada a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com representantes de instituições que pesquisam e aplicam o ensino híbrido no Brasil para a elaboração de um corpus textual, estudado, através da análise de conteúdo com suporte do software Atlas.ti. Com os dados organizados em tabelas e nuvem de palavras foi possível relacionar as entrevistas a termos da Teoria Ator-Rede. Dentro de um contexto comunicacional, os resultados finais da pesquisam demonstram como a Teoria Ator-Rede pode referenciar a busca de inovações em modelos de ensino híbrido |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul para a obtenção do título de Mestre em Comunicação |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1196 |
Aparece nas Coleções: | Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação
|
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|