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Título: TRABALHO FINAL: Reflexos da Escola organizada em ciclos no ensino médio: A opinião dos gestores
Autores: Estevam, Romildo Rocha
Miranda, Nonato Assis (orientador)
Palavras-chave: Gestão escolar. Ciclos de aprendizagem. Progressão continuada. Políticas educacionais.
Data de Emissão: 4-Abr-2018
Resumo: A organização do ensino em ciclos, no Brasil, é um assunto que está inserido nas discussões de especialistas, pesquisadores e educadores desde a década de 1920, mas, historicamente, foi a partir da década de 1980, que o tema ganhou destaque nas políticas educacionais. Os ciclos possibilitaram uma nova forma de organizar o tempo e o espaço escolar, em contraposição à clássica forma seriada cujo objetivo maior é a superação do fracasso escolar que se expressa, principalmente, pelas altas taxas de reprovação dos estudantes da educação básica. Contudo, se por um lado os ciclos de aprendizagem se constituíram em uma política progressista, por outro, quando atrelados à progressão continuada, assumem uma concepção mais conservadora, privilegiando tão somente a correção do fluxo escolar. Assim, o objetivo precípuo da presente pesquisa foi identificar as opiniões de gestores escolares acerca dos reflexos da organização do ensino em ciclos, bem como do regime de progressão continuada no que se refere ao desempenho dos estudantes no ensino médio. Para dar conta desse objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, com 14 diretores de escolas públicas da Rede Estadual de Ensino nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Estado de São Paulo. Os resultados mostram que, na opinião da maioria dos gestores, esse modelo de organização curricular, apesar de representar uma alternativa à redução da exclusão escolar, deixa lacunas de aprendizagem nos alunos do ensino fundamental, as quais interferem no desempenho dos estudantes no ensino médio. Cumpre destacar que esses resultados não podem ser generalizados, pois refletem tão somente a opinião de um grupo de gestores de uma terminada região. Não podem, portanto, representar uma apologia à escola seriada. Contudo, servem de alerta para gestores escolares, bem como para professores, a fim de que repensem a gestão do currículo em prol da melhoria da qualidade da educação.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1194
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