Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1193

Título: Trabalho Final - Formação do Diretor e Desempenho Estudantil: Um Estudo em Escolas Estaduais de São Paulo
Autores: Bueno, Heloisa Poleti de Souza
Miranda, Nonato Assis (orientador)
Palavras-chave: Formação de Diretores de Escola. Desempenho Estudantil. Avaliação em Larga Escala. IDEB. Regressão Logística Binária.
Data de Emissão: 1-Mar-2018
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar quais variáveis influenciam no desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental - anos iniciais - das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo a partir da formação de seus diretores. Foram considerados como parâmetro para a análise os microdados da Prova Brasil de 2011, 2013 e 2015 para o desempenho dos estudantes, bem como o ano de 2015 para a formação do diretor de escola. A partir do levantamento de dados disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, foi possível buscar subsídios para sustentar o estudo, que visa caracterizar os diretores de escolas da Rede Estadual de São Paulo, analisar os resultados das avaliações em larga escala dessas e mensurar a correlação de dependência existente entre formação e desempenho estudantil. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizado na análise estatística o programa IBM SPSS Statistics 20. A análise foi realizada por meio da técnica estatística de Regressão Logística Binária. Os resultados, de forma geral, apresentaram correlação positiva na formação do diretor de escola quando estes possuem cursos de pós-graduação com Especialização em Educação, com, no mínimo, 360 horas. Outro fator relevante refere-se à Licenciatura concluída pelo diretor; quando este possui uma segunda Licenciatura, os resultados das avaliações externas mostram-se mais positivos. A partir da realização da pesquisa, observou-se que inúmeros são os fatores que poderão exercer influência na formação dos estudantes e ainda, não há uma variável isoladamente que justifique o modelo. Esta pesquisa contribui para redirecionar futuros trabalhos que pretendam um entendimento mais amplo sobre as avaliações de larga escala, bem como atua no sentido de conduzir novos investimentos das Secretarias de Educação para cursos de aperfeiçoamento, de forma a subsidiar a formação dos diretores de escola. Ademais, este estudo propõe um Plano de Formação de Gestores na perspectiva de indicadores educacionais, buscando-se a elaboração de um Plano de Ação Educacional.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1193
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TRABALHO FINAL DE CURSO - HELOÍSA POLETI.pdf863,53 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco