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Título: Trabalho Final - Sequências didáticas e curadoria de informações nas mídias digitais: Uma proposta para formação docente
Autores: Zucatelli, Claúdia
Angeluci, Alan César Belo (orientador)
Palavras-chave: literacias digitais, cultura digital, curadoria de conteúdos, gêneros textuais, sequências didáticas, artigo de opinião
Data de Emissão: 30-Nov-2017
Resumo: O trabalho com gêneros orais e escritos na escola tem se constituído um grande desafio para professores e alunos, especialmente quanto à produção de textos do agrupamento argumentativo. Num cenário em que algumas metodologias têm sido questionadas, as Sequências Didáticas (SD), idealizadas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, integradas ao uso das mídias digitais como ferramentas de pesquisa, apresentam-se como dispositivos inovadores no processo de ensino-aprendizagem. O problema de pesquisa foi delimitado, consistindo na verificação das contribuições das mídias digitais para o ensino da argumentação escrita a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi investigar como as mídias digitais poderiam contribuir nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino da argumentação escrita e os objetivos específicos foram identificar algumas metodologias empregadas e as dificuldades enfrentadas por professores quando ensinam a argumentação escrita a seus alunos; elaborar uma SD de produção de artigo de opinião integrada às mídias digitais; validar essa sequência didática; e criar um e-book com orientações didáticas aos professores para o uso das mídias digitais no ensino da argumentação escrita. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação. Desenvolveu-se uma SD para produção de artigos de opinião, junto a alunos de 9º ano de uma escola municipal do Grande ABC/SP, em que a curadoria de informações nas mídias digitais integrou-se às tarefas de elaboração de conteúdos desses textos, na perspectiva de um currículo multiletrado. A SD foi validada, considerando-se ter havido avanços quanto às capacidades de linguagem dos alunos, verificados por meio de análises das produções iniciais e finais de artigos de opinião. Análises qualitativas e quantitativas foram realizadas, ao longo e após a realização dos módulos da SD, e verificou-se a contribuição do processo de curadoria de informações, especialmente para o desenvolvimento de capacidades de ação e discursivas, na produção de artigos de opinião. O produto educacional decorrente deste estudo foi um e-book com orientações didáticas aos professores para o trabalho com a escrita argumentativa integrado às mídias digitais.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1192
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