Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1191

Título: Trabalho Final - Estratégias pedagógicas no processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla
Autores: Lima, Maísa Moraes de
Andrade, Maria de Fátima Ramos de (orientadora)
Palavras-chave: Estratégias pedagógicas, Inclusão escolar, Deficiência múltipla.
Data de Emissão: 26-Fev-2018
Resumo: O desafio da inclusão é de todos. Ainda que as responsabilidades pela inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tenham sido definidas em legislações nacionais, no que tange à obrigatoriedade do ensino inclusivo, esse processo não parece consolidado. O presente trabalho se propôs a investigar estratégias pedagógicas que contribuem para o processo de inclusão de crianças com múltipla deficiência no contexto escolar. Com o intuito de alcançar os propósitos desta investigação, optou-se por um estudo descritivo de caráter qualitativo, estruturado em três etapas: aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação do contexto da sala de aula. Na primeira etapa, por meio das respostas de cinquenta e nove professores, traçamos o perfil dos respondentes, tanto pessoal quanto profissional. Na sequência, quatro professores foram entrevistados o que permitiu que obtivéssemos mais informações sobre como acolhem crianças com deficiências múltiplas. Por último, acompanhamos duas professoras no contexto escolar, procurando identificar as estratégias pedagógicas que colaboram para o processo de inclusão. Após análise dos dados, que foram gerados, o estudo apontou a importância da adaptação curricular, do processo de socialização, do envolvimento da família e do trabalho coletivo na escola como estratégias pedagógicas necessárias para o processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla. Esses resultados propiciaram a produção de um produto final, no formato de E-book, com a intenção de fornecer alguns subsídios para o processo de inclusão de crianças com múltipla deficiência no contexto escolar.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1191
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MAISA MORAES DE LIMA.pdf2,34 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco