Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Artigos - Mestrado Profissional em Educação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1168

Título: Trabalho Final - Gestores escolares e gestão democrática: Desafios e possibilidades nas escolas públicas estaduais da cidade de São Caetano do Sul
Autores: Costa, Valdirene Rodrigues
Garcia, Paulo Sérgio (orientador)
Palavras-chave: Gestão democrática. Ensino Fundamental. Diretores de escolas.
Data de Emissão: 7-Fev-2018
Resumo: O Brasil enfrenta o desafio de promover a Gestão Democrática (GD) na escola pública e, neste processo, entre outras questões, o diretor manifesta um papel de fundamental relevância, exercendo importante liderança, uma vez que orienta e mobiliza as pessoas envolvidas no projeto pedagógico, com o objetivo de melhorar o ensino, influenciando indiretamente o aprendizado dos alunos. Este estudo identificou e analisou as características (perfil) dos diretores e alguns processos de GD nas escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental na cidade de São Caetano do Sul. Com tal objetivo, inicialmente, realizou-se a revisão da literatura e foram analisados os desafios e as possibilidades da GD a partir do Questionário do Diretor, da Prova Brasil de 2009 e 2015. Em um segundo momento, investigou-se, junto aos diretores, professores e pais de alunos, como são conduzidos os processos de GD. Para a efetivação desta pesquisa, optou-se pela metodologia mista, envolvendo a abordagem quantitativa, na primeira fase, e qualitativa, na segunda (entrevistas). Os resultados mostraram que a maioria dos diretores eram mulheres, de cor branca, acima de 45 anos de idade, formadas em instituições privadas, em cursos presenciais e experientes em educação. Em relação à GD, como possibilidades, situações favoráveis e desejáveis, constatou-se uma ampliação da experiência profissional e da realização de cursos de especialização de 360 horas. Como desafios e obstáculos a serem superados, verificou-se: menor número de educadores participando de formação continuada nos últimos dois anos, maior interferência externa na escola, diminuição na troca de informações entre diretores e o maior número destes profissionais estar acima dos 55 anos. Havia ainda desafios referentes ao conselho de escola e de classe, ao Projeto Político-Pedagógico e à limitação dos discursos, sobretudo de pais de alunos, relativos a tais processos. Os dados desta presente pesquisa podem ser utilizados por autoridades políticas e educacionais para planejamento e serem levados aos cursos de formação inicial e continuada de gestores escolares a fim de promover o debate.
Descrição: Trabalho Final de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1168
Aparece nas Coleções:Artigos - Mestrado Profissional em Educação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Valdirene Rodrigues Costa.pdf7,87 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco