Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1163

Título: Os valores pessoais do empreendedor e o grau de profissionalismo do negócio.
Autores: Lima, Daniel Frasson de
Kubo, Edson Keyso de Miranda (orientador)
Palavras-chave: Valores. Empreendedor. Profissionalismo.
Data de Emissão: 19-Fev-2018
Resumo: Esta pesquisa investigou a influência dos valores pessoais do empreendedor sobre o grau de profissionalismo do negócio. Há fortes indícios de que os valores pessoais do empreendedor moldam suas práticas administrativas, que incluem o grau de profissionalismo da gestão, o qual, por sua vez, está entre os determinantes das taxas de mortalidade empresarial. A pergunta que se coloca, portanto, é: Como os valores pessoais do empreendedor influenciam o grau de profissionalismo do negócio? A pesquisa objetiva, através de um levantamento, analisar a relação entre as variáveis independentes dos valores e a variável dependente do profissionalismo em meio à uma abordagem quantitativa descritiva e exploratória. Enquanto a população da pesquisa é composta pelos empreendedores brasileiros, a amostra restringe-se ao pequeno empreendedor do estado do Rio Grande do Sul, caracterizando-se como amostra por conveniência não probabilística. A coleta de dados fez uso de um questionário, aplicado via internet, elaborado com base na revisão da literatura e com base em informações obtidas em um grupo focal. Na análise estatística descritiva, o cálculo das médias apontou que o Histórico Familiar foi a única dimensão que pontuou abaixo de 3,00, enquanto Afinidade com o Negócio foi a única dimensão que pontuou acima de 3,99. O grau de profissionalismo da maioria das pequenas empresas foi classificado como mediano, se contrapondo com os achados da revisão da literatura. O objetivo da pesquisa de verificar se a variável dependente do profissionalismo é influenciada por todas as outras variáveis independentes foi atendido por meio da regressão linear múltipla. Utilizando o método Stepwise, os Valores Capitalistas foi a única variável independente que apresentou poder preditivo significativo. Apesar de encontrar validade no Teorema do Limite Central, o tamanho pequeno da amostra está entre as principais limitações da pesquisa, embora não haja desvio acentuado da linearidade no diagrama dos pontos.
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1163
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TESE - DANIEL FRASSON DE LIMA.pdf1,25 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco