Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1152

Título: DISSERTAÇÃO - Fontes de inovação em empresas de saneamento básico brasileiras
Autores: VENDITTI, MARCUS VINICIUS DOS REIS
Pamplona, João Batista (orientador)
Palavras-chave: Inovação, Fontes de inovação, Saneamento Básico
Data de Emissão: 7-Dez-2017
Resumo: A pesquisa respondeu a pergunta: Quais as principais fontes de inovação identificadas e os motivos de sua escolha por parte das empresas do setor de saneamento básico brasileiro? Foi realizada uma pesquisa exploratória, com a realização de estudo de caso múltiplos, de abordagem qualitativa, objetivando identificar o grau de importância atribuído às fontes de inovação entre cinco empresas de saneamento básico brasileiras listadas no Ranking 1000 da revista valor econômico. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. A pesquisa foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro capitulo realiza-se a “INTRODUÇÃO”. No segundo capítulo apresenta-se a “REVISÃO DA LITERATURA” estruturada em três subcapítulos “Desafios e oportunidades do setor”, “Inovação” e “Fontes de inovação”. No terceiro capitulo são descritos os “PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS” da pesquisa. Os dados obtidos na pesquisa foram expostos no quarto capítulo “ANÁLISE DE RESULTADOS”. No último capítulo são feitas as “CONCLUSÕES”. Como resultados desta pesquisa destacam-se: a caracterização do setor saneamento básico no Brasil; a identificação de desafios e oportunidades para inovação no setor de saneamento básico no Brasil; o aprofundamento da discussão teórica recente relacionada à temática das fontes de inovação nas empresas; a identificação das principais fontes de inovação do setor de saneamento brasileiro como sendo P&D interno, fornecedores e universidades, estabelecendo os motivos de sua escolha, principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1152
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Dissertação Mestrado_Marcus Vinicius dos Reis Venditti.pdf6,04 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco