Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1150

Título: Dissertação - Internacionalização de pequenas e médias empresas pertencentes a uma associação setorial
Autores: Lima, Ana Paula Morais Boteon de
Farina, Milton Carlos (orientador)
Palavras-chave: Internacionalização, redes organizacionais, associação de interesse privado
Data de Emissão: 19-Dez-2017
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo identificar quais são os fatores que contribuem ou que dificultam o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas pertencentes a uma associação setorial, segundo o ponto de vista dessas empresas. O objeto do estudo foram as empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético pertencentes a uma associação de classe. Para tanto foi feita uma revisão da literatura abordando a internacionalização, redes organizacionais, associação de interesse privado e políticas públicas de incentivo às exportações. Também foi feita uma breve explanação sobre a participação do setor de cosméticos na economia brasileira e no comércio exterior. Como metodologia optou-se por uma abordagem descritiva, já que se pretende descrever de forma detalhada as principais características do processo de internacionalização das empresas entrevistadas. Por fim apresentaram-se os resultados encontrados com especial ênfase para os motivos da internacionalização, o papel do gestor no processo de internacionalização, os principais fatores facilitadores e dificultadores desse processo e a atuação da associação de classe e os benefícios que ela traz aos seus associados nesse processo. Concluiu-se que muitos são os obstáculos a serem vencidos pelas pequenas e médias empresas no processo de internacionalização, porém esse processo pode ser facilitado quando a empresa se associa a uma entidade de classe que tem ações específicas para ajudar seus associados no processo de inserção no mercado externo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1150
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Dissertação Mestrado_Ana Paula Morais Boteon de Lima.pdf1,56 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco