Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Artigos - Pós-graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122

Título: A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental
Título Alternativo: The (in)effectiveness of green seals on consumer behavior: a experimental study
Autores: ANDREOLI, Taís Pasquotto
LIMA, Váldeson Amaro
PREARO, Leandro Campi
Palavras-chave: Consumo sustentável
Marketing verde
Selos verdes
Pesquisa experimental
Greenwashing
Data de Emissão: Abr-2017
Fonte: ANDREOLI, Taís Pasquotto; LIMA, Váldeson Amaro; PREARO, Leandro Campi. A (in) eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 62-79, jan./abr. 2017.
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo verde. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre a aplicação dos selos verdes na perspectiva do marketing verde. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos (um online e o outro presencial), ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia nos consumidores, inclusive naqueles que relataram possuir um perfil de consumo mais verde.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1122
ISSN: 1677-7387
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
930[1]750,49 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco