Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Artigos - Pós-graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121

Título: Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande
Título Alternativo: Consumption behavior in the segment of automotive vehicles in the cities of Cuiabá and Várzea Grande
Autores: TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves
CORRÊA NETO, Domingos Alves
SANTOS, Thiago de Sousa
PREARO, Leandro Campi
Palavras-chave: Análise fatorial
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
Data de Emissão: 2017
Fonte: TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves et al. Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2017.
Resumo: O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1121
ISSN: 2237-4558
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
516-3078-2-PB.pdf167,09 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco