Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Escola de Direito >
TCC - Direito >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1109

Título: A família contemporânea e o animal doméstico: uma reflexão acerca do status do animal no contexto familiar e os efeitos dessa relação no Direito
Autores: WITTER, Ingrid Cristine
BONFATTI, Orlando Antonio (orientador)
Palavras-chave: Família
Família multiespécie
Vínculo afetivo
Ações judiciais
Data de Emissão: 2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do vínculo afetivo entre o ser humano e seu animal de estimação no contexto familiar, analisando a possível existência de uma nova configuração familiar, a chamada família multiéspecie, na qual o animal de estimação é incluído como membro da família em uma relação de afeto e convivência íntima. Esta relação já gera efeitos no judiciário, como ações judiciais de danos morais, analisando a partir do status do animal para a família, e não mais pelo seu valor econômico. E ações de disputa da guarda e visitas do animal de estimação na dissolução do vínculo conjugal. Para o desenvolvimento desse estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas, legislativas, jurisprudenciais, bem como de artigos e notícias.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1109
Aparece nas Coleções:TCC - Direito

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
WITTER, I. C. A família contemporânea e o animal doméstico_2016.2.pdf992,6 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco