Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1080

Título: Estilo de gestão dos produtores rurais brasileiros
Autores: THIAGO, Fernando
KUBO, Edson Keyso de Miranda (orientador)
Palavras-chave: Estilo de Gestão
Agropecuaristas
Liderança
Motivação
Comunicação Organizacional
Planejamento
Decisão
Controle
Data de Emissão: 15-Set-2017
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o Estilo de Gestão dos produtores rurais brasileiros. Tratou-se Estilo de Gestão como a manifestação das características de se administrar a interação entre as pessoas e entre pessoas e a estrutura, de um ou coletivo de gestores de uma determinada organização. Para analisar o Estilo de Gestão dos produtores rurais foram considerados os fatores Liderança, Decisão, Comunicação, Controle, Planejamento e Motivação. A abordagem mista subsidiou a metodologia da pesquisa, tendo a análise quantitativa a partir da técnica de levantamento (survey) e análise qualitativa utilizando a técnica de grupo focal, sendo que para cada técnica de coleta de dados, foram utilizadas amostras diferentes. A amostra dos participantes do levantamento consistiu em 101 gestores de organizações produtoras rurais brasileiras. Para a reunião do grupo focal, participaram 5 profissionais com experiência e conhecimento na área de gestão de organizações rurais. Os resultados mostraram que os produtores rurais possuem um Estilo de Gestão caracterizado pela forte presença de atividades referentes à liderança, decisão, controle, motivação e tecnologia e menor relevância nos aspectos planejamento e comunicação. Observou-se que o Estilo de Gestão, enquanto tema de análise de pesquisa, está em processo de formação uma vez que os dados mostraram que os fatores utilizados respondiam por 13,7% da variação dos resultados operacionais, tendo diversos outros fatores não avaliados influenciando nos resultados. O grupo focal discutiu os dados obtidos e mostrou que: (1) os fatores liderança, decisão, controle, comunicação, planejamento e motivação são próprios para avaliar o Estilo de Gestão; (2) existem Estilos de Gestão diferentes entre os grupos de gestores, tais como os da pecuária e agricultura; e da região sul e o restante do país; (3) concordam que existe uma correlação positiva entre o Estilo de Gestão do produtor com os resultados organizacionais como a produção. Além disso, os participantes do grupo focal apontaram outros fatores importantes na avaliação do Estilo de Gestão: Informação, Atualização, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Tecnologia e Sucessão Familiar.
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Doutor em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1080
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TESE_PPGA_FERNANDO THIAGO.pdf1,28 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco