Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Mestrado em Comunicação >
Dissertações - Mestrado em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1078

Título: Contribuições acadêmicas sobre a utilização de games como instrumento inovador de comunicação na promoção da saúde e na prevenção de doenças
Autores: TRISTÃO, João Carlos da Rocha
PESSONI, Arquimedes (orientador)
Palavras-chave: Comunicação
Inovação
Jogos Digitais e Saúde
Game e Saúde
Jogos Eletrônicos e Saúde
Data de Emissão: 15-Set-2017
Resumo: Identificar e analisar a produção acadêmica nacional - no segmento de dissertações e de teses - sobre a temática “uso de games aplicados à área da saúde” e seus aspectos inovadores, compõe o objetivo principal deste estudo, e os objetivos secundários foram definidos como: a) identificar os locais de produção das pesquisas, o perfil de seus autores, as temáticas mais recorrentes e as referências mais citadas; b) verificar os possíveis impactos positivos ou negativos no uso das novas mídias tecnológicas (game) na prevenção e promoção da saúde; c) pesquisar experiências exitosas em situações onde o uso de jogos eletrônicos foi realizado e se houve uma apropriação comunicacional com o público. Para a metodologia, os procedimentos adotados foram: pesquisas de natureza quantitativa e qualitativa em nível exploratório e descritivo; pesquisa documental, utilizando-se o método de análise de conteúdo, segundo a visão de Bardin (2004) e a abordagem temática adaptada de Lourenço (2012). A busca pelas palavras-chave se deu em duas bases digitais: Base CAPES Periódicos e Base BDTD. Dentre os principais resultados, estão: a percepção de que o assunto, “A utilização de games como instrumentos de comunicação para a saúde”, compõe de forma regular o rol de discussões realizadas por pesquisadores – stricto sensu – tanto em nível de mestrado, quanto de doutorado e nas mais variadas áreas das ciências, assim como em períodos contínuos. No que tange as investigações aplicadas, em todas as obras selecionadas para a Análise e Discussão de Resultados, foi confirmado êxito em suas pesquisas e atenderam a seus propósitos, tanto no que diz respeito a sua natureza e finalidade, quanto no sentido de ser uma ferramenta que promove a mudanças de atitudes em prol de uma qualidade de vida mais saudável. Por fim, percebemos que, embora a comunidade científica tenha dedicado atenção para o uso desta ferramenta no cuidado com a saúde, ainda é bastante escassa a disponibilidade de referenciais conceituais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Mestre em Comunicação.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1078
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO - JOÃO CARLOS TRISTÃO.pdf2,1 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco