Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1077

Título: Os valores pessoais dos participantes e os valores da rede: um estudo no Emporium das Noivas de São Caetano do Sul
Autores: GONÇALVES, Delma
SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro da (orientador)
Palavras-chave: Valores Pessoais
Valores Organizacionais
Rede Interorganizacional
Setor Festas de Casamento
Data de Emissão: 15-Set-2017
Resumo: Uma alternativa bastante utilizada pelas empresas buscando aumento de competitividade tem sido a atuação de redes organizacionais. O objeto de estudo desta pesquisa foi um shopping que congrega empresas prestadoras de serviços para festas de casamento. A pesquisa objetivou analisar o processo de formação e desenvolvimento de valores da rede, estabelecendo-se como problema de pesquisa a questão: quais são os valores pessoais adotados pelos proprietários das empresas participantes do shopping de noivas e quais são os adotados pela rede de negócios? A pesquisa teve natureza exploratória, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez empresários integrantes do shopping (de um total de vinte e cinco), além de duas entrevistas com o gestor da rede. Os valores identificados como importantes que os membros tragam consigo, sob o ponto de vista da rede são: Postura proativa, Participação/colaboração com grupo, Capacidade de gestão do negócio e Transparência. Os valores trazidos pelos empresários foram obtidos com base nos Valores de Ordem Maior propostos por Schwartz (1992 e 2005), em suas dimensões bipolares Autotranscendência – Autopromoção, Abertura a mudanças – Conservação, e também com base nas perspectivas de valor propostas por Rocha e Silveira (2016) - Produto, Pessoal/Social e Colaborativa. Observou-se que as três empresas classificadas com Valor Conservação (Tradição, Segurança) / Perspectiva Social são as que mais se integraram ao valor colaborativo da rede. As sete empresas cujo Valor Maior foi Autotranscendência – Autopromoção/ Perspectiva Produto têm foco maior na Capacidade de Gestão, porém ainda não apresentam postura colaborativa esperada pela rede.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul para a obtenção do título de Mestre em Administração, na área de concentração Gestão e Regionalidade.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1077
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO - DELMA GONÇALVES.pdf834,34 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco