Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1052

Título: DISSERTAÇÃO = A formulação de políticas públicas para a mobilidade urbana no Grande ABC
Autores: GOUVEIA, Débora Sierra de
PREARO, Leandro Campi (orientador)
Palavras-chave: Política pública
Mobilidade Urbana
Dificuldades
Data de Emissão: 3-Jul-2017
Resumo: Essa dissertação constitui um estudo exploratório a partir de abordagens qualitativas discute sobre as dificuldades encontradas na elaboração de políticas públicas para a mobilidade urbana no Grande ABC Paulista. Para a identificação das dificuldades observadas, foram entrevistados 20 atores políticos locais dentre políticos, tecnocratas, burocratas, empresários e sociedade. A amostra foi formada a partir do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e seus indicados, caracterizando-a como uma amostra não probabilística por julgamento e bola de neve. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de tópicos extraídos da lei 12.587/2012, que aborda diversos aspectos da mobilidade urbana. Os resultados das entrevistas foram classificados através da análise de conteúdo em dez agrupamentos, apresentados em ordem decrescente de frequência: interesses conflituosos, técnicas e tecnologias limitadas, falta de entendimento dos atores, ineficiência do sistema, recursos humanos limitados, ciclo político, recursos financeiros limitados, dificuldades e ausência de planejamento, dificuldades de comunicação e por fim, dificuldades e ausência de ações educadoras ou educação. O eixo da discussão e análise dos resultados foi na quadrangulação entre o papel do ator entrevistado, seu município de atuação, sua visão sobre a dificuldade da elaboração de políticas públicas para a mobilidade urbana e a literatura.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada como exigência para obtenção do título de Mestre em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1052
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO - DEBORA SIERRA DE GOUVEIA.pdf1,78 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco