Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1051

Título: Identidade Regional em Arranjos Produtivos Locais: um estudo de casos múltiplos no Centro-Oeste de Minas Gerais
Autores: SANTANA, Edilson Helio
GIL, Antonio Carlos (orientador)
Palavras-chave: Identidade Regional
Arranjos Produtivos Locais
Clusters
Análise Temática
Governança
Data de Emissão: 3-Jul-2017
Resumo: Como os Arranjos Produtivos Locais (APLs) distribuem-se espacialmente no âmbito de uma região bem definida, a identidade regional assume importância nos estudos voltados à compreensão dos fatores que determinam sua consolidação e desenvolvimento. Com efeito, a identidade regional dos atores constitui importante elemento a ser considerado na sua disposição para cooperar e de se associar a outros atores, bem como engajar-se em ações voltadas à promoção do desenvolvimento dos APLs. Assim, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de verificar como se manifesta a identidade regional em APLs. Para tanto foram considerados seis APLs localizados na microrregião de Divinópolis, situada na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de caráter instrumental. As evidências do estudo foram obtidas mediante entrevistas com atores, observações nos locais e análise de documentos. Concluiuse que o conceito de identidade regional aplica-se a estudos que tenham como propósito identificar fatores que contribuem para a compreensão dos processos de manutenção e desenvolvimento de arranjos produtivos locais. Destaca-se entre os achados da pesquisa que a governança – que é reconhecida como um dos principais elementos na determinação da vitalidade dos APLs - não ocorre de maneira formalizada na maioria dos APLs, embora os atores tenham consciência de sua importância. Constata-se, também, que os atores reconhecem a existência dos APLs, embora os denominem com maior frequência como polos. O sentimento de pertença aos APLs, por sua vez, embora presente em todos, é mais acentuado naqueles em que se verifica mais elevado nível de estruturação.
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Doutor em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1051
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TESE_PPGA_EDILSON HELIO SANTANA.pdf2,31 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco