Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1049

Título: DISSERTAÇÃO = Análise da Eficácia do Programa Dose Certa na Disponibilidade de Medicamentos para a População Idosa: Um Recorte para os Municípios do Grande ABC Paulista
Autores: GASPAR, Sergio Ricardo
PREARO, Leandro Campi (orientador)
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Doenças Crônicas não transmissíveis
Grande ABC
Idoso
Programa Dose Certa
Data de Emissão: 3-Jul-2017
Resumo: A região do Grande ABC Paulista é conhecida pelas especificidades socioespaciais, como a composição etária, sobressaindo-se questões associadas à população idosa em políticas públicas. Nesse sentido, esta Dissertação visa a analisar o Programa Dose Certa, programa público este de assistência farmacêutica do Governo do Estado de São Paulo. Programa este que objetiva disponibilizar medicamentos da assistência básica em municípios paulistas com até 250.000 habitantes, condição está preenchida pelos municípios de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul. Com esse propósito, escolheram-se duas doenças crônicas não transmissíveis e com incidência e prevalências associadas a populações idosas. Para tanto, as patologias elencadas para a pesquisa foram a hipertensão arterial sistêmica e a artrite reumatoide, visto que a literatura aponta estas doenças associadas a populações idosas, entendendo-se que idosos são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, como definido no Estatuto do Idoso. Os dados foram analisados de acordo com o método estatístico descritivo, teste para variáveis não probabilísticas e amostras intencionais decorrentes de questionário aplicado a 406 usuários do Programa Dose Certa. O resultado da pesquisa evidenciou que, nos municípios de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul, o Programa Dose Certa atende parcialmente ao aspecto de disponibilização dos medicamentos. Apesar disso, a assistência farmacêutica entendida como prestação de serviço é satisfatória para os municípios quando analisado o atendimento dispensado aos usuários.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, para obtenção do grau de Mestre em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1049
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO - SERGIO RICARDO GASPAR.pdf2,06 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco