Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1044

Título: As contribuições das políticas públicas para a intermediação e qualificação da mão de obra no setor da confecção na Região do Grande ABC
Autores: ROSA, Alessandra Santos
PREARO, Leandro Campi (orientador)
Palavras-chave: Políticas públicas
Setor da confecção
Qualificação
Intermediação
Mão de obra
Data de Emissão: 18-Mai-2017
Resumo: Este trabalho descreve as políticas públicas para a intermediação e qualificação da mão de obra no setor da confecção no Grande ABC Paulista; seu objetivo principal foi analisar de que forma estas políticas contribuem para o fomento da mão de obra neste importante setor da indústria de transformação. O referencial teórico trouxe o histórico da industrialização brasileira e as diversas tentativas de qualificar a mão de obra para este novo mundo do trabalho, a descrição dos diversos programas, planos e projetos de qualificação profissional, assim como as tentativas de constituir uma política pública eficaz para intermediar e reciclar profissionalmente os desempregados, denotam a importância de compreender os desdobramentos da política pública e a estratégia de cada governo. Assim, foi proposto um estudo de caso das políticas públicas focadas na qualificação e intermediação da mão de obra deste setor e utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com diversos atores envolvidos, a técnica denominada análise de conteúdo permitiu a geração de categorias e subcategorias na tentativa de esgotar o assunto, ao final, percebeu-se que cada ator, especialmente os que são chamados de governamentais e não governamentais possui óticas, objetivos e necessidades diferentes, o que levanta a hipótese de cada um destes atores possuírem uma opinião diferente de como estas políticas contribuem. Para os empresários a política pública contribui quando as empresas adquirem mão de obra nova, para o setor público, a recolocação de mão de obra existe, mas não é absorvida pelo mercado, seja pelo desinteresse do trabalhador ao mercado (salários baixos, poucos benefícios) ou pelo interesse em abrir seu próprio negócio; desta forma entendeu-se que a mão de obra existe, mas não atende à demanda da indústria. Este conflito no diálogo entre os atores dificulta também o avanço da política pública, isto porque, o setor possui desdobramentos e técnicas específicas que são desenvolvidas em vários cursos de qualificação, logo, o profissional ou a empresa que deseja mais que uma qualificação básica, necessita custear este avanço. Não foi observada também uma interligação direta entre qualificação e intermediação. Ao contrário, até mesmo os agentes públicos afirmam que os trabalhadores cadastrados no Site Nacional de Empregos (SINE) geralmente possuem baixa qualificação. Por fim, a descontinuidade destas políticas, verificada no próprio referencial teórico, foi o ponto de concordância entre os atores e foi relatado para apontar as dificuldades nos avanços destas políticas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Mestre (a) em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1044
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO - ALESSANDRA SANTOS ROSA.pdf1,8 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco