Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração >
Artigos - Pós-graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1043

Título: Educação Ambiental por meio de Horta Comunitária: estudo em uma escola pública da cidade de São Paulo
Autores: COSTA, Rogério Sarkis
PEREIRA, Raquel da Silva
COSTA, Esdras da Silva
Palavras-chave: Sustentabilidade
Educação Ambiental
Políticas Públicas
PAVS
Hortas Escolares
Data de Emissão: Jul-2016
Fonte: COSTA, Rogério Sarkis; PEREIRA, Raquel da Silva; COSTA, Esdras da Silva. Educação Ambiental por meio de Horta Comunitária: estudo em uma escola pública da cidade de São Paulo. Revista Científica Hermes, n. 16, p. 246-270, jul./dez. 2016.
Resumo: Este artigo apresenta pesquisa realizada sobre Educação Ambiental e tem por finalidade disponibilizar novos conhecimentos e proporcionar à sociedade informações que promovam, fortaleçam e integrem, de forma mais harmoniosa, o ser humano e o meio ambiente. Nesse contexto, políticas públicas são necessárias, sobretudo para que garantam a transmissão de saberes para a ampla conscientização acerca das questões ambientais, dentre as quais se inclui a alimentação saudável. A pesquisa objetivou analisar a aplicação do Programa Ambiente Verde e Saudável (PAVS) em uma escola da rede estadual localizada no município de São Paulo, por meio da verificação da percepção dos professores envolvidos no referido programa. A abordagem é qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Os resultados apresentados permitem afirmar que a percepção dos professores é favorável à adesão e à manutenção do programa, pois fortalece conhecimentos sobre meio ambiente e saúde humana, ao mesmo tempo que fortalece o espírito de equipe na comunidade escolar. Vale ressaltar que o envolvimento docente é voluntário e parcial, não tendo o envolvimento da totalidade do corpo docente. Também foi observado como resultado dessa ação na escola: o aumento no consumo de hortaliças pelos alunos, a criação de subprojetos sustentáveis e aquisição de assistência financeira, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para as escolas consideradas sustentáveis. Por outro lado, cabe destacar que a unidade escolar iniciou as atividades com parcos recursos adquiridos da comunidade escolar e local.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1043
ISSN: 2175-0556
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
270-993-1-PB.pdf176,89 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco