Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Mestrado em Comunicação >
Artigos - Mestrado em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1038

Título: A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos?
Título Alternativo: Science dissemination in Grande ABC' s universities: Innovations or repeats formats?
¿Comunicación de la ciencia en las universidades Mayor ABC: Innovaciones o formatos repetidos?
Autores: Pessoni, Arquimedes
Carmo, Vanessa Aparecida do
Palavras-chave: Comunicação
Inovação
Divulgação científica
Universidades
Brasil
Data de Emissão: 11-Out-2016
Publicador: Simone Tuzzo
Fonte: PESSONI, A.; CARMO, V. A. do. A divulgação científica nas universidades do Grande ABC: inovações ou repetições de formatos? Revista Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 19, n. 1, p. 87-104, jan./jun. 2016.
Resumo: A divulgação científica é tão antiga quanto a própria ciência e, ao longo da história, os formatos de divulgação foram evoluindo, acompanhando o progresso das ciências e da tecnologia. As universidades, geradoras de conhecimento e propulsoras de pesquisa, têm importante papel na divulgação científica e fortalecimento desta cultura. O presente trabalho buscou investigar a atuação das universidades do Grande ABC (Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Federal do ABC) no cenário da divulgação científica. O problema da pesquisa está em encontrar as ações de comunicação realizadas pelas universidades para essa atividade. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da análise documental e entrevistas com Pró-Reitores de Pesquisa, de Extensão e profissionais de comunicação foi possível inferir alguns resultados da pesquisa como: a divulgação científica está nas diretrizes organizacionais de todas as universidades analisadas; entrevistados ressaltam a todo o momento a importância dessa atividade e a obrigação de realizá-la de forma inovadora, com o objetivo de atingir seus públicos. Porém, as ações práticas não confirmam esse discurso, pois ainda são muito incipientes. Como conclusão, é possível apontar a fraca cultura de divulgação científica dentro das universidades do Grande ABC e o importante papel da comunicação organizacional para o fortalecimento desta.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1038
ISSN: 1415-5842
Aparece nas Coleções:Artigos - Mestrado em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
36973-183656-1-PB.pdf967,73 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco